TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA PARA O AUMENTO DE PRODUTIVIDADE EMPRESARIAL

Artigo: ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA PARA O AUMENTO DE PRODUTIVIDADE EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA PARA O AUMENTO DE PRODUTIVIDADE EMPRESARIAL

INTRODUÇÃO

O Endomarketing como uma ferramenta estratégica tem como base o desenvolvimento e implementação na cultura e no clima organizacional, que devem estar interligados de forma a resultarem em um bom relacionamento e comunicação de todos os níveis dentro da organização, com o foco na valorização e na qualidade de vida de seus colaboradores de forma a satisfazer sempre seus interesses e liberdade de exposição de idéias. O resultado desta façanha resume-se em ganho de produtividade que irá refletir de maneira significativa em aumento da lucratividade e destaque em um mercado cada vez mais competitivo. Neste contexto, há de se considerar o Endomarketing como uma poderosa ferramenta para o aumento de produtividade empresarial. Neste trabalho, será dada ênfase ao ponto principal do Endomarketing que é a busca por um maior comprometimento e rendimento dos funcionários (colaboradores), com o intuito de promover ganhos em produtividade, competitividade e eficiência para a empresa.

DESENVOLVIMENTO

O Endomarketing também conhecido como marketing interno, é um método bastante utilizado nas grandes empresas, principalmente pela sua eficiência quanto ao alcance dos objetivos organizacionais. Ele pode ser considerado como uma ferramenta estratégica que visa através da valorização das necessidades de seu público interno, garantir a satisfação dos desejos e necessidades dos clientes externos. Embora as inovações tecnológicas desempenhem papel fundamental no aumento dos níveis de produtividade empresarial, não podemos deixar de considerar o elemento humano como peça de vital importância em todo esse processo.

Antes de entramos no assunto propriamente dito, cabe nesse momento destacar alguns pontos a respeito da ferramenta de gestão “Endomarketing” a começar pelo seu conceito, que é um conjunto de ações de marketing institucional dirigidas para seu público interno (funcionários, contratados, fornecedores, acionistas, revendedores, etc). São as ações de comunicação que a empresa deve realizar para consolidar a sua boa imagem junto aos funcionários e seus familiares. É visto como o marketing voltado para o público interno, proporcionando um maior crescimento profissional. Sua principal definição é o fortalecimento das relações internas da empresa, que busca integrar a noção de cliente e fornecedor interno, fazendo com que os funcionários compartilhem os objetivos da organização.

Prosseguindo nessa linha, vale ressaltar a importância do Endomarketing como uma estratégia de gerenciamento, que busca a capacitação contínua, a motivação, a liberdade, o comprometimento, o respeito, a educação e a satisfação dos funcionários, tornando-os bem preparados e capazes de surpreender, encantar e atender aos clientes. Bekin (2004) define o Endomarketing como um processo cujo foco é sintonizar, para implementar e operacionalizar a estrutura de Marketing da empresa ou da organização que está voltada para o mercado. O primeiro foco é sobre como desenvolver nos empregados uma consciência de cliente. Segundo ele, as atividades de Endomarketing foram implementadas primeiro no setor tradicional de serviços e depois pelos fabricantes de bens industriais. Segundo o autor, bens, serviços e campanhas específicas de Marketing têm que ser vendidos aos empregados antes de serem colocados externamente no mercado. Ressalta ainda, que toda empresa ou qualquer organização tem um mercado interno de empregados que deve receber a primeira atenção.

Os instrumentos utilizados pelo Endomarketing incluem os já utilizados pelo Marketing. Tais como o diagnóstico que abrange a análise do ambiente interno da organização, envolvendo uma avaliação do desempenho global e dos setores, do nível de integração e da relação com os consumidores e suas expectativas; e uma avaliação do perfil dos funcionários, do potencial de cada um, da imagem que têm da empresa, avaliação do nível de motivação existente, e de suas expectativas, além de uma avaliação da necessidade de treinamento. Kotler (1994) faz breves referências, para diferenciar o Marketing Interno do Externo. Segundo ele, o Marketing Interno deve preceder o Externo, pois não faz sentido prometer serviço excelente antes de os funcionários da empresa estarem prontos para fornecê-lo. Define o Marketing Interno como uma tarefa de contratações acertadas, treinamento e motivação de funcionários que desejam atender bem os clientes. Transpondo a fronteira que separa os meios interno e externo das organizações, notadamente porque tais ambientes interagem e influenciam nos movimentos um do outro. De acordo com o autor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com