TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPORTE VOLEIBOL

Por:   •  23/8/2016  •  Monografia  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

O esporte é uma variedade de atividades físicas, praticadas de maneira ordenada, pode ser coletivo ou individual, com regras estabelecidas e sem objetivo ligado a vida prática, para melhor desenvolver musculatura, rapidez, disposição, tem como objetivo ainda equilibrar a saúde ou melhorar a capacidade física e mental. Essencialmente esporte de alta eficiência põe-se em evidência por haver regras, disputas e visa relacionar os melhores atletas através de uma seleção obtendo vantagens diante da mídia, financiamento. Estes são privilégios do esporte profissional e exclui os demais que não se enquadram em suas pré-condições mínimas exigidas, tomando com exemplo, a habilidade, a desinibição de se aprender e exercer um ótimo papel de realce em suas devidas modalidades.

O conceito esporte na escola e esportes da escola em síntese vê que o esporte na escola é aquele que é adquirido, ou seja, trazido de fora para dentro da instituição de ensino; na escola, tem sido logicamente visto, há algum tempo como esporte de alto rendimento, que busca a incansável vitória, o excelente desempenho do atleta, assim tratado. Geralmente submetidos a diversas situações psicológicas para sempre mostrar o seu melhor.

Basicamente este esporte de alto rendimento é caracterizado por existir regras, competições, sempre visando e selecionando os melhores e excluindo os demais que não se encaixam em seus pré-requisitos mínimos exigidos, como por exemplo, o dom, e desenvoltura de se aprender e desempenhar um excelente papel de destaque em suas respectivas modalidades. Estes sempre têm seus privilégios, diante da mídia, patrocínio, suas regalias, não só no esporte profissional, mais sim quando o “professor”, ou “escolas”, buscam a individualidade dos alunos, o alto desempenho de cada um. Atualmente o esporte da escola vem com outra roupagem para mudar, pois, adequa a sua maneira objetivando sempre oferecer igualdade, inclusão social e a atuação de todos os envolvidos para o aprimoramento de suas culturas, e o convívio com os demais educandos, acabando assim com a exigência do que é competitivo, através dos seus preparadores e educadores.

Dessa forma tanto a instituição de ensino como os educadores tem o preparo de instruir os educandos com práticas divertidas, experiências tanto no esporte, nos jogos, como também no meio social tendo em vista as duas vertentes para que possa fomentar o respeito com os outros e suprimindo a violência, as brincadeiras de mau gosto. 

O esporte da escola é aquele que a escola o aceita conscientemente de acordo aos princípios filosóficos pedagógicos, adaptando aos procedimentos educacionais Tendo em vista os princípios pedagógicos a sua referência, o esporte submete-se a eles. Deverá ser um meio formado na educação dos alunos, sendo sempre educacional, como um elemento integrante da grade curricular das práticas pedagógicas, como todas as outras matérias que fazem parte do processo escolar educacional. O aluno deve refletir e criticar o esporte a partir de seus aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais obtendo o verdadeiro significado do esporte que na essência é muito belo, mas não privilegiar apenas os talentosos. Modificar regras pra que todos participem fazê-lo de maneira que torne uma ferramenta de união, cooperação e diversão entre todos. Não podemos utilizar apenas a uma ou duas modalidades, o universo esportivo é muito rico, basta buscar alternativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com