TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETICA NOS NEGÓCIOS

Exames: ETICA NOS NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

De tempos em tempos, observamos que nas mais variadas categorias profissionais criam-se situações que dão origem a conflitos de interesse. Esses conflitos podem surgir em situações que, vão desde as mais simples até casos extremos que originam fraude e atividades ilegais similares.

Atualmente, observa-se uma constante divulgação de escândalos relacionados a fraudes contábeis e financeiras, evidenciando a presença de profissionais nas empresas pondo em questão a sua integridade moral. Com isso, resgata-se a discussão sobre a ética na profissão, o que na verdade, jamais deveria ter sido esquecido em qualquer atividade profissional.

Ser ético enquanto profissional, significa agir de acordo com as normas, princípios e valores que regem uma profissão de forma transparente e íntegra.

Diante das mudanças que ocorrem a cada dia, é necessário que os profissionais sejam versáteis e adaptáveis a essas mudanças, capazes de participar positivamente na gestão das empresas, para que possam interagir e estudar as realidades políticas, sociais e econômicas, e toda e qualquer variável que possadeterminar o rumo a serem tomado por elas e seus resultados.

No contexto geral, todos devem ser éticos tanto na vida profissional como familiar, entre outras relações em sociedade. É preciso ser honesto e leal para com o bem de terceiros, sem deixar corromper se, ainda que seja obrigado ou induzido, reagindo às críticas e defendendo sempre a verdade e a justiça, principalmente quando estas forem de real interesse para si próprio ou para o bem comum.

DESENVOLVIMENTO

No cenário econômico e financeiro em ritmo acelerado das movimentações nacionais e internacionais, bem como a alta competitividade no mercado impõe nas empresas novos desafios e mudanças. Produtividade, lucratividade e compromisso social são exigências rotineiras como requisitos básicos para sobrevivência das organizações. Diante desse crescimento nos últimos anos percebemos a perda da ética em negociações comerciais, a necessidade da existência de regras de comportamentos, bem como direitos e deveres respeitados e obedecidos são muito importantes. Em ética negocial, a menor das infrações provoca um impacto gravíssimo na reputação de uma companhia ou das equipes que a compõe, pois o que foi construído em um longo tempo é perdido rapidamente, ou seja, são nas pequenas escolhas ambiciosas, aparentemente simples, que muitas carreiras brilhantes podem ser jogadas fora. Hoje, mais do que nunca, aatitude dos profissionais em relação às questões éticas, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Quanto mais houver profissionalismo e respeito espontâneo à ética, menos escândalos e situações desprezíveis de desvio e fraudes com o dinheiro público e alheio poderemos presenciar. O comportamento das empresas bem como seus valores repercutem diretamente nas relações com clientes, fornecedores e com a própria sociedade. Na área comercial, a grande disputa e necessidade de conquistar a preferência do cliente faz com que alguns empresários transgridam a ética em seus negócios, distorcendo fatos e omitindo informações relevantes referente a seus produtos e mercadorias. Quem está sempre atento às implicações éticas de cada decisão consegue desistir de uma empresa pouco confiável antes de se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com