TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ead Novas Praticas

Exames: Ead Novas Praticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/12/2014  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O termo "identidade" reapareceu tanto no vocabulário das ciências sociais como na linguagem corrente. Um pouco por todo o lado. fala-se de "crise das identidades"

sem se saber bem o conteúdo desta expressão: dificuldades de inserção profissional dos jovens, aumento da exclusão social, mal-estar face às mudanças, desagregação das categorias que servem para se definir a si próprio e para definir os outros... Como em qualquer período que se segue a uma crise económica de grande dimensão, a incerteza quanto ao futuro domina todos os esforços de reconstrução de novos quadros sociais: os do passado já não são pertinentes e os do futuro ainda não estão estabilizados.

A identidade de alguém é, no entanto, aquilo que ele tem de mais precioso: a perda de identidade é sinónimo de alienação, de sofrimento, de angústia e de morte. Ora, a identidade humana não é dada, de uma vez por todas, no acto do nascimento: constrói-se na infância e deve reconstruir-se sempre ao longo da vida. O indivíduo nunca a constrói sozinho: ela depende tanto dos julgamentos dos outros como das suas próprias orientações e autodefinições. A identidade é um produto de sucessivas socializações.

Esta noção de socialização apela para um esclarecimento, uma redefinição e mesmo uma reabilitação. Ao longo da história das ciências sociais - história curta se a compararmos com a das ciências da matéria ou da vida --, o termo "socialização" foi utilizado em diversos sentidos, e adquiriu conotações consideradas, por vezes, hoje como negativas ou ultrapassadas: inculcação das crianças, endoutrinamento dos indivíduos, imposição de normas sociais, constrangimentos impostos pelos poderes tanto ameaçadores quanto anónimos... Esta situação levou a que certos sociólogos tentassem banir esta noção do vocabulário científico da sua disciplina. Mas suprimir uma palavra não elimina um problema central: como discernir a dinâmica das identidades sem ter em conta tanto a sua construção individual como social?

A primeira parte deste livro, concebida como uma iniciação, é consagrada à apresentação sucinta de algumas grandes teorias centradas, parcial ou totalmente, na análise dos processos de socialização. Ela constitui um convite à (re)leitura de alguns autores e de textos importantes ela é acompanhada pela apresentação esquemática de algumas :, investigações recentes inspiradas nestas grandes correntes teóricas; finalmente, ela culmina com a apresentação de uma problemática daquilo que poderia constituir hoje as bases de uma teoria sociológica operatória da construção das identidades.

Entre as múltiplas dimensões da identidade dos indivíduos, a dimensão profissional adquiriu uma importância particular. Porque se tornou um bem raro, o *emprego* condiciona a construção das identidades sociais; porque sofreu importantes mudanças, o trabalho apela a subtis transformações identitárias; porque acompanha intimamente todas as mudanças do trabalho e do emprego, a *formação* intervém nas dinâmicas identitárias muito para além do período escolar. A segunda parte apresenta algumas importantes contribuições das ciências sociais no domínio especifico da socialização profissional. Da sociologia das "profissões"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com