TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecologia Textil

Pesquisas Acadêmicas: Ecologia Textil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 7

Fibras Biodegradáveis e Ecológicas

A procura de um modo de vida sustentável torna-se cada vez mais importante para o mundo atual e ainda mais para as futuras gerações.Consumir produtos reciclados é valorizar a qualidade de vida, uma nova oportunidade de recuperação e equilíbrio ao meio-ambiente e preservar o futuro do planeta para nossos filhos.

Atualmente,com a crescente preucupação com a conciência ambiental,são necessários cada vez mais estudos na área de desenvolvimento sustentável,incluindo o setor têxtil que é um dos principais poluentes do ambiente.

Em busca de uma pespectiva ecológica alguns novos materiais já foram desenvolvidos com o intuito de diminuir os danos causados.

Na fabricação têxtil vamos citar as principais fibras com apelo ecológico:

Algodão orgânico

Contém as propriedades e características do algodão comum é ainda antialergénico e biodegradável (demora cerca de 3 meses para se decompor na natureza).

É importante citar que o algodão responde por aproximadamente 80% das fibras utilizadas nas fiações brasileiras o que torna bastante impactante no uso do algodão comum pois é a maior utilizadora de agrotóxicos do mundo, provocando a intoxicação e morte de milhares de agricultores, peixes, pássaros, insectos e outros animais, além de poluir o solo, o ar e a água.Já o algodão orgânico é cultivado em solo livre de pesticidas e herbicidas, usando métodos de agricultura biológica.Sendo assim muitas indústrias têxteis modificam seus processos de fabricação, para reduzir a poluição que provocam.

Produção :

-plantio em nível, enleiramento de restos de culturas também em nível e, quando necessária, valetas de retenção;

-plantio do algodão nas primeiras chuvas, em consorcio com culturas alimentares, leucena ou guandu;

-Plantio de variedades precoces de algodão, como a CNPA , CNPA e CNP A SM ;

-adubação com esterco de gado, quando possível;

-adubação foliar com calda nutritiva ou biofertilizante;

-catação e destruição dos botões florais caídos,controle biológico do curuquerê do algodoeiro através do Trichogramma sp;

-após a colheita, arrancar e enleirar em nível o algodão herbáceo ou podar o algodão arbóreo e enleirar os ramos em nível.

Lyocell

Com baixo impacto ambiental,a fibra é de celulose regenerada obtida pela fiação da polpa de madeira dissolvida em um solvente orgânico .È fabricado por um processo de facil recuperação e reciclável.

Caracteristicas:

Fibra natural (celulose) regenerada da madeira.

Processo produção da fibra não poluente.

Biodegradável.

Elevada absorção de umidade.

Fibra leve e confortável.

Aspecto luxuoso e refinado.

Toque suave e macio.

Elevada durabilidade e resistência.

PET

FibraPet é uma inovadora fibra de poliéster produzida a partir da reciclagem de embalagens PET. Ao dar vida nova a materiais que iriam para o lixo, ajuda a preservar o meio ambiente, poupando recursos naturais.O descarte dessas embalagens cria um sério problema ambiental. E, em lugar de aumentar os volumes dos lixões, esse nobre derivado do petróleo toma outro rumo – a reciclagem.O atributo ecológico faz desse tecido a matéria-prima ideal para artigos têxteis alinhados com a sustentabilidade. A economia no uso de energia também é um ativo ambiental desse produto.Em média, para se confeccionar uma camiseta, utiliza-se uma quantidade de fibra reciclada que corresponde a duas garrafas PET.

Produção:

• As embalagens de PET usadas são coletadas, selecionadas e moídas, transformando-se em flakes (flocos);

• Os flakes passam por um processo de extrusão e são transformados em resina PET novamente;

• A resina reciclada passa por um processo de alta tecnologia, transformando-se em fibra de poliéster;

• Essa fibra de poliéster, associada com algodão, resulta em tecidos de alto desempenho, toque agradável e excelente nível de conforto.

1)Uso pelo consumidor

2) Descarte

3) Coleta Seletiva

4) Moagem e descontaminação

5) Transformação em fibra

6) Fiação

7) Tecelagem

8) Confecção

Soja

Fibra conhecida como "fibra têxtil verde" pelo fato de sua matéria -prima ser renovável .Por ser protéica regenerada não é considerada de origem vegetal natural,e sim artificial,porém sua produção não contamina o meio ambiente,é produzida a partir do bolo da soja após olear e o fio produzido através da soja possui capacidade maior que o algodão de absorver e transportar umidade ao meio ambiente.

Caracteristicas:

Toque mais suave.

Material seco e confortável .

Fibra anti-bacteriana.

Aparência de luxo, devido ao seu brilho de seda.

Protecção UV superior ao algodão, seda e viscose.

Efeito protector e nutritivo da pele .

Matéria biodegradável.

Milho

Extraída do milho também é considerada fibra sintética ,como a fibra derivada da soja seu processo não polui o meio ambiente pois são utilizados produtos químicos á base de petróleo.Fibra biodegradável pelo fato de se decompor facilmente sem causar danos. .O tecido criado a partir do INGEO pode ser brilhante e fino como a seda ou espesso como o jeans .Uma fábrica pertencente à companhia em Blair, Nebraska, produz o ácido, através de um processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com