TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Dissertações: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  5.181 Visualizações

Página 1 de 3

1) Qual foi o legado sócio-político-econômico do ciclo do açúcar?

Naquele período, as exportações de açúcar era o que melhor representava o eixo econômico da colônia.

O legado que esse ciclo deixou, foi que abriu novos caminhos para novas formas de cultivo da terra, como a agricultura de subsistência e a pastagem dos animais, fato que se deu em decorrência da ocupação de extensas áreas do território colonial, bem como a apropriação de grandes lotes de terras que seriam as propriedades fundiárias.

Podemos destacar também, a expansão territorial do Brasil, o que estimulou o alargamento da fronteira, incentivando o povoamento de novas áreas.

Bem como a mudança do perfil populacional da colônia em virtude da exportação açucareira. E por último, o processo cultural, afinal a mão-de-obra negra proveniente da África, contribuiu para a formação social e étnica do país.

2) Que relação pode ser estabelecida entre mineração e formação do mercado interno?

Por não haver outra atividade em extrema expansão naquele período, a mineração certamente foi a atividade mais propicia a formação de um mercado interno na colônia.

Através dela, deu-se origem a novas formas de trabalho, como o trabalho escravo por exemplo.

Abriu espaço para a atuação de vários empreendedores de menor porte, que contribuíram para impulsionar a movimentação da economia.

Toda a movimentação e deslocamento de povos de outras regiões e países para o Brasil alavancou o comercio e circulação monetária dentro da colônia, o que influenciou na solidificação do mercado interno.

3) Que razões explicam o renascimento agrícola brasileiro?

Muitos foram as razões para o renascimento agrícola brasileiro. Dentre as principais, destacam-se:

O advento da Revolução Industrial e o crescimento demográfico naquelas regiões abriam portas para o consumo de produtos tropicais.

As guerras na Europa puseram Portugal em uma posição de destaque, através disso, o Brasil pôde tomar partido na situação e aproveitar as oportunidades surgidas, como as tecnologias desenvolvidas na Revolução Industrial, e em troca, a colônia oferecia como vantagens suas mercadorias, produtos tropicais, e isso abriram portas para a ascensão de um novo produto: o algodão.

Todo esse “Renascimento agrícola” superou a era da mineração e colocou o Brasil no topo novamente, mas desta vez como base da economia local estava à agricultura.

4) Aponte que produtos tiveram alguma importância econômica durante o período colonial, além daqueles representativos dos grandes ciclos econômicos.

Além do açúcar e do ouro, os produtos que foram de grande importância como algodão, o arroz, cacau, a baunilha, o cravo e canela, as resinas aromáticas e por fim o café.

5) Quais foram os principais obstáculos ao desenvolvimento capitalista no Brasil colônia?

Um dos nódulos mais significativos no desenvolvimento da sociedade capitalista é a formação do mercado interno. A economia colonial no Brasil, na fase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com