TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Casos: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Durante quase toda a década de 1930, o Brasil se viu as voltas com os problemas causados pela Grande Depressão que atingiriam violentamente a valorização do café e demais preços agrícolas.

Num clima internacional crescentemente pacífico e de insegurança nas relações Internacionais, começou a pensar-se com mais insistência na possibilidade da Brasil iniciar um processo de industrialização que o fizesse ficar menos fragilizado pela desordem mundial. A ideia era a autonomia nacional a ser alcançada em setores considerados estratégicos , como o aço, minas e energia e, por final, petróleo.

O presente trabalho englobará como tema a economia agroexportadora, apresentando suas características e seus respectivos problemas, como também a mudança do centro dinâmico e as políticas de defesa assumidas nos dois períodos.

AS CARACTERÍSTICAS E PROBLEMAS DE UMA ECONOMIA AGROEXPORTADORA

Uma economia agroexportadora pode ser entendida como uma economia onde o bom desemprenho dependia da exportação das poucas commodities agrícolas, que com o tempo variou os produtos a serem exportados para o mercado internacional em: ouro, açúcar, café, borracha e outros, formando os ciclos da economia brasileira. Entre esses ciclos o que apresentou maior desenvolvimento foi o ciclo do café.

A economia agroexportadora apresentava uma elevada vulnerabilidade, sendo esse um dos seus problemas enfrentados, visto que a demanda dependia das oscilações do crescimento mundial, dependendo dos fatores externos tanto para demandar, quanto para ofertar, onde as crises Internacionais afetavam diretamente as exportações.

Como o setor cafeeiro era o setor mais produtivo e de maior dinamismo, existia uma elevada concentração dos recursos naturais e de capital. Essa concentração causava uma elevada desigualdade na distribuição de renda, característica do modelo agroexportador.

O maior problema era o descompasso entre a base produtiva e a estrutura de consumo, ou seja, a exportação é uma das únicas bases que determinava a renda nacional.

Um dos problemas da economia agroexportadora também seriam as oscilações de preço do produto exportado. Quando o preço subia aumentava a lucratividade e parte desse lucro era reinvestido no próprio setor, não aumentando a remuneração dos trabalhadores empregados no setor cafeeiro, mas sim a quantidade de funcionários.

MUDANÇA DO CENTRO DINÂMICO – PSI, CARACTERÍSTICAS E DIFICULDADES

A forma assumida pela industrialização brasileira, pelo menos entre 1930 e 1960, foi a chamada industrialização substituidora de importações (PSI).

Onde o deslocamento do centro ocorre quando a determinação do nível de renda deixa de estar ligada a elementos como a demanda externa (base de uma economia agroexportadora) e passam a depender de elementos ligados ao mercado interno, como o consumo e o investimento doméstico. Isto ocorre basicamente na década de 30.

As Características do PSI:é uma industrialização fechada, pois é voltada para dentro, visa o atendimento do mercado interno e depende de medidas que protegem a indústria nacional. Em geral as medidas são: a) desvalorização cambial; b) controles cambiais; c) taxas múltiplas de cambio; d) tarifas aduaneiras.

A sequência lógica do PSI: i) início com um estrangulamento externo ii) o governo tenta controlar a crise por meio de medidas que dificultam as importações ; iii) gera-se uma onda de investimentos nos setores substituidores de importação; iv) novo estrangulamento externo em função do crescimento da demanda .

O motor do PSI é o estrangulamento externo que se faz por etapas, apesar de ao final se buscar uma indústria completa, a industrialização se faz por partes (rodadas).

As dificuldades do PSI :i)tendência ao desequilíbrio externo por várias razões: a) a política cambial transferia renda da agricultura para a indústria e desestimulava as exportações agrícolas; b) indústria sem competitividade; c) elevada demanda por importações., ii)Aumento da participação do estado., iii)Aumento do grau de concentração de renda. , iv) Escassez de fontes de financiamento.

Classificação dos bens produzidos no PSI :i)bens de consumo não duráveis – têxteis, calçados, alimentos ,ii)bens de consumo duráveis – eletrodomésticos, automóveis ,iii)bens intermediários – ferro, aço, cimento, petróleo, químicos ,iv)bens de capital – máquinas, equipamentos.

POLÍTICAS DE DEFESA DA ECONOMIA ASSUMIDAS NOS DOIS PERÍODOS

-Desvalorização Cambial: a desvalorização cambial na economia agroexportadora poderia ser usada para proteger, em moeda nacional, os lucros do setor cafeeiro quando da queda dos preços. A desvalorização cambial manteria, em moeda nacional, a renda dos cafeicultores. Ao mantê-las, sustentava o nível de emprego na economia.

A desvalorização cambial escondia os sinais dados pelo mercado, onde governo escondia o sinal do excesso de demanda, induzindo á manutenção do nível de renda em moeda nacional e dos investimentos do setor.

Por outro lado, a desvalorização encarecia todos os produtos importados dessa economia, tendo um efeito inflacionário, efeito que atingia quase toda a sociedade da época.

-Política de valorização do café: consistia na retenção de parte da oferta de café na forma de estoques. Com menor oferta de café no mercado, os preços poderiam se recuperar, ou ao menos parar de cair. O problema era o que fazer com os estoques e como financiar a estocagem. O segundo problema foi resolvido por meio de financiamento externo.

A estocagem de café compõe um grupo de políticas utilizadas pelos governos frente aos problemas da agricultura, chamado política de preços mínimos e de estoques reguladores.

A política também acentuava a tendência á superprodução, escondendo sinais do mercado.

O problema no mercado de café era ainda agravado pelo fato de outros países serem indiretamente incentivados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com