TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia feudal

Seminário: Economia feudal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Seminário  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

2.1. A Economia Feudal

Reis, senhores feudais, cavalheiros, servos e clérigos. Assim estava organizada a sociedade durante o feudalismo, e essa estrutura iria sofrer abalos contínuos até se degradar por completo, num processo que levaria alguns séculos para se completar. Do período áureo do feudalismo, a imagem mais comumente lembrada é a do feudo, grande propriedade trabalhada por camponeses que aram não apenas a terra arrendada, mas também a terra do senhor. Nesse sistema, que sobreviverá na Europa até o século XVIII, o castelo ocupa um lugar de destaque: é nele que mora o senhor e sua família. O feudo, unidade auto-suficiente, é o espaço em que ocorrem as relações de vassalagem entre o servo e o seu senhor.

No sistema feudal, o servo não é um escravo: não pode ser vendido ou ter sua família desmembrada; o servo faz parte da propriedade, e só se transfere se a terra for vendida. O servo muda de senhor, mas não de terra e, portanto, não pode ser expulso e dela não pode escapar.

“O senhor do feudo, como o servo, não possuía a terra, mas era, ele próprio, arrendatário de outro senhor, mais acima na escala. O servo, aldeão ou cidadão “arrendava” sua terra do senhor do feudo que, por sua vez, "arrendava" a terra de um conde, que já a "arrendara" de um duque, que, por seu lado, a "arrendara" do rei. E, às vezes, ia ainda mais além, e um rei "arrendava" a terra a um outro rei!A relação de vassalagem, inclusive, é transferida hereditariamente, de pai para filho: o filho será servo daquele a quem seu pai e seu avô também foram servos” (HUBERMAN, 1986, pág. 10).

O feudo tem suas próprias regras e leis, que devem ser rigorosamente obedecidas. O senhor feudal é quem decide sobre casamentos, litígios, conflitos. Em algumas regiões da Europa, o senhor feudal tem o direito “da primeira noite”, ou seja, tem o direito de desvirginar a noiva que more em sua propriedade, ou que será esposa de alguém que more nas suas terras. Longe de ser mero capricho, esse direito consagra o seu papel de senhor absoluto; também consagra a continuidade da vassalagem por meio da suspeita em relação à paternidade dos filhos do servo.

O dinheiro, quando existente, é acumulado, de forma improdutiva. Tudo o necessário para a sobrevivência pode ser produzido dentro do próprio feudo. O comércio é insipiente, e ocorre à base de escambo: trocam-se mercadorias, sem que o dinheiro necessariamente seja utilizado como meio de pagamento ou padrão de referência. Existem, inclusive, várias moedas, cada uma delas vigente numa determinada região e sem referencia cambial com outras moedas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com