TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ed Hidraulica

Artigos Científicos: Ed Hidraulica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  5.252 Visualizações

Página 1 de 6

1) A energia contida num líquido em movimento é constituída de três componentes, representados no teorema de Bernoulli por Z, V2/2g e P/γ, denominados cargas. Em uma usina hidrelétrica, uma parte da energia presente na água em movimento é transformada em energia elétrica.

As formas de energia representadas por estas cargas e as suas unidades constituintes são:

Alternativas:

A: Z, em m, representa a energia potencial, V2/2g, em m²/kgf, a energia piezométrica, e P/γ, em kgf, a energia cinética.

B: Z, em m, representa a energia piezométrica, V2/2g, em m³/s, a energia potencial, e P/γ, em kgf/m³, a energia cinética.

C: Z, em m, representa a energia potencial, V2/2g, em m³/s,a energia cinética, e P/γ, em mm/s, a energia piezométrica.

D: Z, em m, representa a energia potencial, V2/2g, em m²/s,a energia piezométrica, e P/γ, em mm/h, a energia cinética, tratando-se de uma grandeza adimensional.

E: Z, em m, representa a energia potencial, V2/2g, em m,a energia cinética, P/γ, em m, a energia piezométrica.

Resposta do aluno: E

Justificativa(s) do aluno:

• Energia potencial - posição. É o estado de energia armazenada no sistema e medida pela capacidade do mesmo em realizar trabalho (Z, em m). Energia cinética - É o estado da energia determinado pelo movimento do sistema (V^2/2g, em m). Energia piezométrica - é o trabalho (energia) (P/y, em m).

2) Buscando saber qual o volume de precipitação na área do aeroporto, os responsáveis em coleta de dados estabeleceram uma área de controle de 2 m2, sendo que, nesta, observaram chuva com intensidade constante de 20 mm/h. Considerando os dados coletados, o volume de chuva (em cm3), após um período de observação de 2 horas, correspondeu a:

Alternativas:

A: 8 10 -3 cm3

B: 800,00 cm3

C: (8 10 -2) / 2 cm 3

D: 80000 cm 3

E: 40000 cm 3

Resposta do aluno: D

Justificativa(s) do aluno:

• Área do aeroporto = 2 m2 / Intensidade da chuva = 0,02 m/h / Duração = 2h 2 m2 * 0,02 m/h * 2 h = 0,08 m3, porém multiplica-se por 10^6 (cm3) = 80.000 cm3

3) Um edifício cujo sistema de recalque envia água para a caixa d'água superior possui uma bomba com 8 CV de potência e rendimento de 80%. Se a altura manométrica é 40 m, a vazão de água, em litros por segundos, é

Alternativas:

A: 8

B: 10

C: 12

D: 16

E: 24

Resposta do aluno: C

Justificativa(s) do aluno:

• Nb= 600 kg*m/s / ɣ da água= 1.000 kg/m3 / Hb= 40m / Rendimento da bomba= 0,80 Nb= (ɣ* Q * Hb)/ ηb Q= 0,012 m3/s, porem precisa multiplicar por 1.000 para transformar em l/s = 12l/s.

4) Recentemente, ocorreu uma série de deslizamentos de solo em várias cidades do estado do Rio de Janeiro. Esse fenômeno consiste na relação direta entre a ocupação desordenada do solo e a incidência de movimentação de massa. Assinale a alternativa correta com relação a esse tema.

Alternativas:

A: A ocupação das encostas de alta declividade não é fator condicionante para processos de deslizamento de massa.

B: A realização de um estudo espaço-temporal dos movimentos de massa é de fundamental importância para avaliar a intensidade da ação antrópica combinada com os condicionantes biológicos da região.

C: A evolução climática da região não interfere nos processos de movimentação de massa.

D: Espaços de ocupação em limites de chapadas que apresentam fortes declividades são potencialmente áreas de riscos ambientais para movimentação de massa.

E: A ausência de cobertura vegetal não se relaciona com a ocorrência de deslizamento de solo.

Resposta do aluno: D

Justificativa(s) do aluno:

• Deslizamento é um fenômeno de ordem geológica e climatológica. Ou seja, morar em "morro" já é um grande risco. Se houver intensidade de chuvas o risco aumenta por causa de deslizamentos de terra.

5) A perda de carga, numa instalação hidráulica, entre dois pontos, 0 (mais elevado) e 1 (mais baixo), sem acessórios é representada pela:

Alternativas:

A: soma das diferenças entre as cotas, mais a piezocarga e mais a taquicarga entre os pontos 0 e 1.

B: diferença entre as pressões atmosféricas no ponto 0 e ponto 1 (piezocarga).

C: diferença das massas do líquido, causada pelo vazamento no encanamento entre os pontos 0 e 1.

D: diferença entre as cotas (cota 0 - cota 2).

E: diferença entre as cotas (cota 0 - cota 1).

Resposta do aluno: A

Justificativa(s) do aluno:

• A perda de carga irá ser representada pela diferença entre a cota 0 (mais elevado) e a cota 1 (mais baixo)

6) Utilizando o Método Racional para calcular a vazão de dimensionamento de uma galeria de águas pluviais que drena uma bacia urbana de 10 hectares, para uma precipitação crítica de intensidade 100 mm/hora, com duração igual ao tempo de concentração da bacia e coeficiente de escoamento superficial igual a 0,72, obtém-se o valor estimado de:

Alternativas:

A: 200 m³/s.

B: 2 m³/s.

C: 0,200

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com