TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao Inclusiva

Artigos Científicos: Educaçao Inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  2.481 Palavras (10 Páginas)  •  987 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................................... 1

2. DESENVOLVIMENTO................................................................................... 4

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................... 8

4 REFERÊNCIAS............................................................................................. 9

1. INTRODUÇÃO

Pela 1° vez, Ladário realizará Jogos Para desportivos Escolares; abertura acontece nesta terça

Começa amanhã (15) em Ladário, a primeira edição dos Jogos Para desportivos Escolares, que tem o intuito de promover a inclusão social dos estudantes com necessidades educacionais especiais, matriculados na rede municipal, estadual e particular de ensino. O evento é alusivo as comemorações do dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, comemorado nesta segunda-feira (14).

Com dois dias de competição, sendo dias 15 e 17 de abril, os jogos irão reunir 45 alunos com N.E. E, que vão disputar o lugar mais alto do pódio nas modalidades como xadrez, dominó, boliche, que estão incluídas nos Jogos de Recreação.

"A pratica desportiva adaptada, assegura os direitos em pleno desenvolvimento, ajudando na ampliação do atendimento sócio - desportivo dentro de Ladário. Uma verdadeira confraternização entre todos", informou a Secretária de Educação Maria Eulina da Rocha.

A abertura da primeira edição dos Jogos Para desportivos Escolares do município de Ladário, acontece a partir das 08h00 no Ginásio Poliesportivo de Ladário, onde serão realizados todas as competições.

Aberta nesta terça-feira, 15 de abril, a primeira edição dos “Jogos Para desportivos Escolares” de Ladário. A competição conta com a participação de todas as escolas do município e aproximadamente 45 estudantes matriculados nas redes municipal, estadual e particular de ensino. As disputas esportivas iniciam na tarde de hoje.

“É a primeira vez que realizamos os jogos. A iniciativa é para valorizarmos, de fato, essas crianças com necessidades especiais e mostrarmos para todos, principalmente para a sociedade, que são capazes”, disse ao Diário Corumbaense a secretária de Educação da cidade, Maria Eulina Rocha dos Santos.

Oito escolas participaram da solenidade de abertura, realizada no ginásio poliesportivo de Ladário. Os jogos vão contar com modalidades esportivas adaptadas como dama, xadrez, dominó, bozó, boliche, tênis de mesa e arremesso de dados. “São jogos para a criança participar de acordo com sua capacidade”, completou a secretária. 1

Para as crianças e adolescentes que participam, o evento é uma alegria só. “Vou jogar arremesso de dados e estou confiante em ficar em primeiro lugar, trouxe até uma torcida”, disse Gabriel Frazão, de 6 anos.

As estudantes Jenifer dos Santos Vilalva e Ludmila Cáceres de Lima, ambas com 10 anos, são amigas desde pequenas. Ludmila auxilia a colega a participar da competição. “Eu ajudo a Jenifer a se comunicar, ela vai jogar tênis de mesa e dominó e eu vou estar junto para ajudar no que for preciso”, disse a pequena. “É muito bom ter esses jogos, é a primeira vez que estou participando e estou empolgado. Vou jogar arremesso de dados e no futuro espero fazer faculdade de Direito e ter um bom emprego”, disse Mauricio Pareja Ortiz, de 23 anos.

Hoje, só a Rede Municipal de Ensino de Ladário conta com 41 crianças com necessidades especiais e outras 36 são atendidas pela Apae. A primeira edição dos “Jogos Para desportivos Escolares” termina dia 17 de abril.

Observamos que quebrar o paradigma da exclusão tem sido um dos maiores desafios da educação. Paradigma este que sempre esteve ligado a padrões impostos pela sociedade, caracterizado principalmente pela falta de oportunidades iguais a todos os indivíduos, sendo muitos destes eliminados do ambiente social por causa das características que possuem.

A humanidade sempre relutou em aceitar as diferenças. Contudo ao longo dos anos começou-se a perceber a necessidade de aceitação dos “diferentes”.

É importante lembrar que incluir é acolher toda uma coletividade, respeitando e aceitando as pessoas como elas realmente são sem lhes impor determinados padrões, dispondo possibilidades iguais aos indivíduos que a compõem.

Quando falamos de uma sociedade inclusiva, pensamos naquela que valoriza a diversidade humana e fortalece a aceitação das diferenças individuais. É dentro dela que aprendemos a conviver, contribuir e construir juntos um mundo de oportunidades reais.

Esta é a verdadeira essência da inclusão, pois incluir não implica pressupor que os sujeitos inclusos neste processo tenham que possuir alguma semelhança. As diferenças se fazem iguais quando essas pessoas são colocadas em um grupo que as aceite, pois nos acrescentam valores morais e de respeito ao próximo, com todos tendo os mesmos direitos e recebendo as mesmas oportunidades diante da vida.2

Assim, a exemplo do que aconteceu na cidade de Ladário, onde observamos todos os professores engajados em oferecer o que há de melhor, e uma educação inclusiva de qualidade, mais importante ainda é observarmos a animação e a disposição desses alunos em aprender a sonhar com um futuro melhor sem pensar nas suas limitações, e o que é mais importante ver o espírito solidário que ambas tem umas com as outras, como podemos observar no comentário da jovem Ludmila.

3

2. DESENVOLVIMENTO

Os desafios da Educação inclusiva: foco nas redes de apoio

Palavra de especialista Para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde que atendem as crianças com Necessidades Educacionais Especiais.

1. Inclusão no Brasil e Educação especial na escola regular

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com