TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Relação Étnico Raciais

Casos: Educação E Relação Étnico Raciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2012  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  1.354 Visualizações

Página 1 de 2

A sociedade brasileira caracteriza-se por uma pluralidade étnica, sendo este produto de um processo histórico que inseriu num mesmo cenário três grupos distintos: portugueses, índios e negros de origem africana. Esse contato favoreceu o intercurso dessas culturas, levando à construção de um país inegavelmente miscigenado, multifacetado, marcado pelo antagonismo.

A escola, como instituição social, é responsável pelo processo de socialização dos sujeitos que a ela recorrem, a exemplo das crianças, e, nesse sentido, é através dela que se estabelecem relações com crianças de diferentes núcleos familiares e, inevitavelmente, de diferentes matrizes culturais. Esse contato entre diferentes poderá fazer da escola o primeiro espaço de vivência das tensões raciais.

Infelizmente na escola é comum presenciarmos atitudes racistas, quer seja de educando para educando, trocando intrigas, como por exemplo, “o preto quando não suja na entrada, suja na saída”, ou ainda “tição”, “negão”, “crioulo”, “macaco”, entre outros, frases que aponta o quanto no âmbito educacional escutam-se frases preconceituosas. Porém, o pior é depararmos com professores também usando estes termos, muitas vezes escondidos através de “brincadeiras” de mal gosto, causando assim constrangimentos.

Lutar contra o preconceito é uma decisão que precisa ser encampada pela coletividade, não é uma responsabilidade só de quem é discriminado. Os professores precisam promover debates, discussões, leituras, dinâmicas etc. A criança precisa compreender que todo mundo tem seu valor não importa se é negro, branco, gordo, rico, pobre, etc.

Para que no futuro não haja mais racismo devemos ensinar às crianças que todas as pessoas têm os mesmos direitos e deveres, que não há pessoas superiores e inferiores, pois as crianças não possuem preconceitos e racismos, ela vê o adulto ser racista e reproduz como verdade e a solução para esse racismo irracional dentro e fora das escolas são os pais e professores ensinarem as crianças que não existem seres superiores e inferiores e sim que todas as pessoas são iguais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com