TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Especial

Monografias: Educação Especial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  4.311 Palavras (18 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO UNIVERSAL INTERNACIONAL

UNINTER

CLAUDIA EVANIA FACHIN KERCHNER, RU, 707068 TURMA 01/2012.

JULIA RONCHI BONETTI, RU, 756961 TURMA 01/2012.

RELATORIO DE PESQUISA E PRÁTICA

PROFISSIONAL- EDUCAÇAO ESPECIAL

CASCAVEL

2013

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL

UNINTER

CLAUDIA EVANIA FACHIN KERCHNER, RU, 707068 TURMA 01/2012.

JULIA RONCHI BONETTI, RU, 756961 TURMA 01/2012.

RELATORIO DE PESQUISA E PRÁTICA

PROFISSIONAL- EDUCAÇAO ESPECIAL

Relatório de Pesquisa

e prática Profissional-

Educação Especial

apresentado á U T A-

Corporeidade e

Inclusão, no curso de

Pedagogia

Tutor Local: Janice

Nunes Bizinela

Centro Associado:

Cascavel

CASCAVEL

2013

Portfólio

Introdução

Diante das diversas pesquisas realizadas, para este presente relatório para a disciplina de pesquisa e prática profissional, sobre as questões de pessoas com Necessidades Educativas Especiais, esta U.T. A Corporeidade e Inclusão que teve como objetivo:

Compreender os aspectos que envolvem a dinâmica da prática docente no processo de ensino e de aprendizagem de alunos em inclusão, que apresentam deficiências, altas habilidades superdotação, e ou transtornos globais de desenvolvimento.

Temos a clareza da resolução das leis de diretrizes que toda e qualquer criança tem o direito ao acesso e permanência da escola e a educação, mas na realidade nem sempre acontece, pois o processo inclusivo tem caminhado lentamente.

Como procedimento metodológico foi optado por uma pesquisa de campo no intuito de conhecermos de perto a inclusão no dia a dia, e também como instrumento de coleta de dados. Como esclarece Carvalho (2000, p.480), os movimentos em prol de uma educação para todos são movimentos de inclusão de todos em escolas de qualidade garantindo-lhes a permanência, bem-sucedida, no processo educacional escolar desde a educação infantil ate a universidade.

Obtivemos como resultado da investigação instrumentos essenciais para direcionar este estudo, ajuntamento com analise dos dados coletados das entrevistas feita aos profissionais. Conforme Salamanca afirma (1994, p.37) que preparação adequada de todos os profissionais da educação é um dos fatore- chave para proporcionar a mudança.

Para realização dessa pesquisa foram seguidos os seguintes passos: A primeira etapa foi definir o campo de pesquisa, onde decidimos em realizar a investigação em uma escola regular de ensino publico que se localiza no bairro Periolo da cidade de Cascavel no Estado do PR. No decorrer, foram realizadas entrevistas com três professores mais duas pedagogas, e também com três profissionais não docentes. Visitamos a escola para observações participativa da pedagoga e diretora, observação e leitura do projeto politico pedagógico, observação das atividades realizadas pela professora da turma observada, observações da escola em geral.

Estas observações favorece uma experiência muito rica e imprescindível para nós futuras pedagogas, pois ter um olhar crítico entre teoria e prática para que tudo isso se agregue em nossa formação, e a intervenção na realidade é indispensável à formação do futuro docente.

Os itens que serão trabalhados dentro do relatório são: DESENVOLVIMENTO, ANÁLIZE DOS DADOS COLETADOS E CONSIDERAÇÕES FINAIS.

DESENVOLVIMENTO

A REALIDADE NA EDUAÇAO INCLUSIVA

A pesquisa em contextos educativos constitui uma prática pedagógica, a pesquisa do trabalho de um docente voltado aos alunos com necessidades especiais no ensino regular, segundo Ferreira (2004,p.6-27) trata-se de uma investigação e estudo minucioso e sistemático, com o fim de descobrir conhecimentos, pois objetivo da pesquisa é de obter o conhecimento cientifico e estruturado sobre um assunto preciso, é um atendimento educacional de qualidade e eficiente pela concepção inclusiva.

Na Educação Especial a realização de pesquisas traz subsídios para melhorar a dinâmica educacional, com a diversidade de alunos para promover o acesso aos saberes. Como diz Paulo Freire: todo professor deve ser pesquisado. A prática pedagógica deve estar enfatizada na pesquisa, pois a partir da pesquisa acontece um olhar diferente.

No processo de ensino e aprendizagem, contamos com um ambiente de diversidades, cada aluno com sua identidade, com valores, crenças, hábitos, saberes de conduta, e por isso é importante que cada um deles tenha sua forma de pensar e sua cultura respeitada.

O ensino proporciona a cada aluno a orientação, a formação da conduta humana, transmitindo conhecimentos e instruindo. São os professores e pedagogos que passam ao aluno a interação entre professor e aluno, no qual o conhecimento é passado à parte técnica da educação como a civil, ética e moral.

O ato educativo, segundo Bergamo e Romanowski (2006) torna possível à articulação de um projeto de sociedade, pois o fato de se transmitirem valores e conhecimentos historicamente produzidos as futuras gerações por meio dos mecanismos de ensino e de aprendizagem incide na produção da vida humana. A escola tem sido desafiada a promover processos de ensino e de aprendizagem que atendam todos os alunos, indiscriminadamente, para mais tarde esses alunos serem autônomos. Diante desses desafios o professor por meio das mediações realizadas com seus alunos entre teoria e prática vem se deparando com a necessidade de rever, estabelecer novas práticas pedagógicas onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com