TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Especial

Ensaios: Educação Especial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

Educação Especial

Vivemos em um momento de aceitação da diferenças individuais, da convivência da diversidade da inclusão social através da cooperação de educadores comprometidos com o aprendizagem e novas leis de diretrizes e bases da educação nacional, especialmente na educação especial.

Trabalho em uma escola em que não temos alunos com qualquer deficiência especial, mas exigindo dos responsáveis que completamente as necessidades educacionais em outras áreas como informática, esporte, reciclagem e outros.

No momento nosso objetivo é auxiliar, no desenvolvimento do nosso alunado para que no futuro próximo tenhamos o acesso de alunos com deficiência e oferecendo apoio, informações e condições estruturais e alternativas no processo de formação.

O professor pode e deve ir além da transmissão de conhecimento, desafiando os alunos a realizar experiências, métodos, acreditando assim no valor das diferenças, para isso é preciso acreditar na família.

Esta sim pode contribuir para a formação de caráter, educativa, viabilizando o melhor processo de ensino aprendizagem.

O senso de identidade da criança está relacionado à sua família. O pai, a mãe poderão desenvolver uma personalidade autoconfiante, transformando-o em um adulto capaz de superar, valorizar as relações pessoais e sociais sem preconceito.

Vale ressaltar que nem todas as famílias aceitam e acertam a lidar com a deficiência seja ela qualquer.

Quanto a nós professores de classe regular devemos pensar em modificações pedagogias de acordo com as necessidades particulares do alunado, mas buscando preparação emocional de como lidar com a diversidade dentro da sala de aula e não especialmente com as deficiências. O espaço físico da escola atende em partes as necessidades do ensino regular, possui um laboratório de informática, uma biblioteca um banheiro adequado a deficientes, etc.

O processo de inclusão está sendo discutido há bastante tempo e vem ganhando força na sociedade. Inclusive modificando as diversas escolas no estado brasileiro para que as pessoas com deficiência tenha a melhor atuação visando seu crescimento interior.

Enquanto professor, as expectativas que tenho quanto ao processo inclusivo é acreditar num trabalho de equipe garantindo desenvolver uma concepção de disciplina para toda a escola tornando-a acolhedora e manter-se como comunidade ativa.

O estabelecimento de ensino onde atuo é Escola Estadual Epaminondas Caetano de Almeida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com