TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Especial

Artigos Científicos: Educação Especial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor-tutor (Carla de Oliveira).

ANO 2014

Introdução:

A expressão é antiga, quase arcaica "inclusão escolar" pois quanto já ouvimos sobre o assunto? Enfim sempre ouvimos essa palavrinha inclusão escolar e o que mudou depois de tanto se discutir e se filosofar em cima desse tema tão já cansativo e recorrente? Infelizmente mudou-se muito pouco os alunos que tem dificuldades e algum tipo de necessidades especiais continuam a sofrer como há tempos atrás com professores que não estão devidamente preparados para lidar com suas dificuldades e necessidades, sem estrutura da instituição de ensino para recebe-los, com a exclusão por parte da sociedade e de como quebrar esssa barreira que temos dentro de nós. Já que a inclusão a principio tem que acolher a todos e ter essa capacidade de entender e reconhecer o outro assim ter o privilegio d compartilhar e conviver com pessoas diferentes de nós a escola já que é a nossa segunda casa tem que ser o reflexo de nossa vida em sociedade dando o passo inicial decisivo para essa inclusão com qualidade e responsabilidade.

Desenvolvimento: Com base na a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96 toda criança tem direito ao ensino público e sendo dever do Estado e da família prover essa educação de qualidade sendo que para a cidadania e trabalho. Não se deve negar sua deficiência ou excluir a criança e sim criar meios para que ela seja realmente incluída nem que para isso tenhamos que mudar e diversificar o programa, fazer alterações físicas no prédio, buscar apoio do governo, na verdade esse apoio deve ser exigido pois esta previsto em leis, buscar apoio da comunidade, lutar para que se cumpram leis de inclusão e fazer todo esforço pois para no´s professores o maior ganho tem de ser garantir a todos o direito a educação. A Constituição Federal(1988) art.205 afirma a educação é direito de todos ". Faz-se necessário entender que a educação esta baseada na aceitação dos individos das suas diferenças e na valorização das mesmas e do próprio individuo independente dos fatores físicos e psiquicos. Nessa perspectiva se fala na inclusão em que todos possam ter seus direitos respeitados, tendo direitos e deveres como cidadãos. A Declaração de Salamanca e o Plano de Ação para a Educação de Necessidades Especiais são os mais completos dos textos sobre inclusão na educaçao. Colocando em pauta a educação inclusiva ela chama atenção pois não se refere apenas a pessoas com deficiência e sim a todas as pessoas com necessidades especiais em qualquer caracter. Então a partir daí entende-se toda sua importância para toda a sociedade como um todo. Existe também a Carta para o Terceiro Milenio que "assegura o direito das pessoas mediante ao apoioao pleno empoderamento e inclusão delas em todos os aspectos da vida",

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com