TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Fisica

Ensaios: Educação Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Explique, de forma resumida, o que é e como funciona o sistema renina-angiotensina-aldosterona.

O sistema renina-angiotensina é um sistema enzimático-peptídico sintetizado tanto na circulação como nos tecidos e é responsável por um dos mais potentes mecanismos de vasoconstrição, que está presente em todos os animais vertebrados e invertebrados.

Com a diminuição da pressão arterial há produção de Renina que é lançada na corrente sanguínea até "encontrar" a Angiotensina I (formada a partir do angiotensinogénio). Na presença da Renina, a Angiotensina I passa a Angiotensina II, sendo que esta segue para as células supra-glomerulares onde vai provocar um aumento da libertação de Aldosterona que por sua vez aumenta a produção de sódio (Na+).

Tem como efeitos a reabsorção de sódio nos rins e consequente reabsorção de Água, excreção de potássio (K+) e hidrogeniões (h+) podendo provocar alcalose.

2 – Quais os efeitos do exercício no sistema renina-angiotensina-aldosrerona?

Em exercícios de força que trabalhem com cargas, durante a contração muscular, ocorre a redução na magnitude do aumento da frequência cardíaca. Nesse caso, enquanto o indivíduo levanta a carga, ocorre a pausa na respiração implicando no aumento de pressão arterial torácica e assim ativando os baroceptores e desencadeando toda a via da pressão. A bomba muscular também é fator que aumente a pressão e, quando o indivíduo termina a série, os batimentos voltam ao normal. Pessoas com mais idade têm esse sistema menos eficiente devido à arteriosclerose e da degeneração simpática.

3) Por que é importante estudar o equilíbrio ácido-base?

O equilíbrio ácido-básico do sangue é controlado com precisão porque inclusive um pequeno desvio da escala normal pode afetar gravemente muitos órgãos. O organismo utiliza três mecanismos para controlar o equilíbrio acido-básicos do sangue. Em primeiro lugar, o excesso de ácido é excretado pelos rins, principalmente sob a forma de amoníaco. Os rins possuem certa capacidade para alterar a quantidade de ácido ou de base que é excretada, mas isto em geral demora vários dias. Em segundo lugar, o corpo usa soluções-tampão no sangue para amortecer as alterações bruscas da acidez. Um tampão atua quimicamente para minimizar as alterações no PH de uma solução. O tampão mais importante do sangue utiliza bicarbonato, um composto básico que está em equilíbrio com o anidrido carbónico, um composto ácido. Quanto mais ácido penetrar no sangue, mais bicarbonato e menos anidrido carbónico se produzem; quanto mais base penetrar no sangue, mais anidrido carbónico e menos bicarbonato se produzem. Em ambos os casos, o efeito sobre o PH é minimizado.

4) A respiração pode ser dividida em quatro eventos principais. Quais são eles? Explique cada um. (1) ventilação pulmonar, que se refere a entrada e saída de ar entre a atmosfera e os alvéolos pulmonares, (2) difusão de oxigênio e de dióxido de carbono entre os alvéolos e o sangue, (3) transporte de oxigênio e de dióxido de carbono no sangue e nos líquidos corporais, para e das células, e (4) regulação da ventilação e de outros aspectos da respiração.

5) O que é volume corrente, volume de reserva inspiratório, volume de reserva expiratório, volume residual, capacidade inspiratória, capacidade vital, capacidade funcional residual, capacidade pulmonar total? Qual o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com