TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Para O Trânsito

Casos: Educação Para O Trânsito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 5

1. No decorrer dos seus estudos, você estudou os tópicos de direção defensiva que envolvem motocicletas, dentre os quais as características da motocicleta, inspeção preventiva, equipamentos, postura, frenagem, curvas, visibilidade e posicionamento com a motocicleta. Após reflexão sobre o conteúdo estudado, responda os seguintes questionamentos:

a) No seu entendimento, os condutores de motocicletas e motonetas no Brasil praticam o que foi estudado nesta Unidade de Aprendizagem? Você acredita que os condutores possuem um comportamento voltado para direção defensiva observando os tópicos acima? Os motociclistas possuem habilidade para conduzir suas motocicletas? Justifique sua resposta, identificando comportamentos e atitudes que você verifica no seu dia a dia positivas ou negativas praticadas pelos condutores de veículos duas rodas. (1,5 ponto).

b) Você entende que colocar em prática do que foi estudado nesta Unidade de Aprendizagem pode reduzir o número de eventos ditos acidentes de trânsito e de mortes envolvendo motocicletas? Justifique sua resposta. (1,0 ponto).

2. Considerando o que prescreve o comportamento do motorista defensivo, se durante a condução o veículo começar a puxar para um dos lados, qual problema provavelmente está ocorrendo com o veículo? Qual o procedimento que o condutor deve adotar para solucionar o problema? (1,0 ponto)

3. Levando em consideração os cuidados que devemos ter com os pneus, e de acordo com o que você estudou, responda:

a) O que acontece quando o condutor observa que os pneus estão murchos, mas não adota a prática de mantê-los com a calibragem adequada? (1,0 ponto)

b) Qual o limite mínimo de profundidade que deve ser observado nos pneus e por que é importante estar sempre atento para este limite? (1,0 ponto)

4. Toda viagem segura, por menor percurso que seja, é uma viagem sem acidentes. Considerando que para iniciar esta viagem o condutor deve adotar alguns procedimentos de segurança com relação ao veículo, elabore um check-list sobre o que deve ser observado no veículo, antes de iniciar uma viagem. (2,0 pontos).

5. De acordo com o material didático, você verificou que boa parte das mortes com motocicletas e motonetas e boa parte dos eventos ditos acidentes de trânsito, podem ser evitados adotando-se práticas, comportamentos e atitudes de direção defensiva e aplicando importantes técnicas de pilotagem. No entanto, percebemos nos noticiários, reportagens e artigos, que o número de mortes e acidentes com motocicletas não param de crescer, estando ligados à imprudência e negligência, principalmente dos condutores de motocicletas.

A partir dos seus estudos e dos materiais indicados no decorrer da Unidade de Aprendizagem, elabore um texto de 10 a 15 linhas que trate sobre os seguintes tópicos:

• No seu entendimento, falta conhecimento aos condutores de veículos duas rodas ou falta educação? Ou as duas coisas?

• Você entende que esse condutor de motocicletas é devidamente preparado nas autoescolas e lhes são repassados conhecimentos suficientes para conduzir sua motocicleta de forma segura e a evitar acidentes? Justifique sua resposta exemplificando.

• Quando um motociclista ultrapassa um veículo pela direita (entre o veículo à frente e a calçada) ou quando ele conduz sua motocicleta após ingerir bebida alcoólica, você entende que lhe falta informação ou lhe falta educação?

• Dê ao menos duas sugestões para melhorar esse quadro no que concerne ao acesso do conhecimento de práticas de direção defensiva e técnicas de pilotagem fundamental para os condutores de motocicletas e duas sugestões no que se refere à educação dos condutores.

Para a construção do seu texto, você pode e deve considerar as reportagens contidas na edição Explosão de motos e mortes, da Revista de Audiências públicas do Senado Federal. Ano 3 – n. 13, nov. 2012, disponível em:

<http://vias-seguras.com/documentacao/documentos_temas_f_a_n/documentacao_motos_acidentes_e_seguranca/explosao_de_motos_e_mortes>.

(2,5 pontos).

Respostas:

1) a) No meu entendimento os condutores não praticam. A maioria dos condutores utiliza este tipo de veículo para obter vantagens nos seus deslocamentos, por serem estes veículos de menor porte, oferecem maior agilidade e rapidez para transitar entre os demais veículos em vias que estão cada vez mais congestionadas. O problema é que os condutores de motocicletas e motonetas não adotam comportamentos de direção defensiva, pelo contrário, utilizam-se destes veículos de forma agressiva e com atitudes irresponsáveis como podemos observar nas estatísticas dos acidentes. Os condutores não possuem habilidades na pratica de direção defensiva, e sim para efetuarem manobras perigosas entre os demais veículos, excesso de velocidade, cometendo infrações de forma irresponsável, sendo estes comportamentos negativos praticados pelos condutores.

b) Sim, pois a maioria destes eventos ocorre por causas bem previsíveis, então, a maioria dos ditos acidentes podem ser evitados com a prática de direção defensiva.

2) O problema pode ser um pneu furado. Ao notar que o veículo esta puxando para um dos lados, o condutor deve tomar uma ação imediata de parar o veículo em um local seguro para verificar a situação.

3) a) Pneus murchos tem sua vida útil diminuída, prejudicam a estabilidade, aumentam o consumo de combustível, e reduzem a aderência ao piso com água.

b) O pneu deve ter sulcos de no mínimo 1,6 milímetros de profundidade. A função dos sulcos é permitir o escoamento da água para garantir perfeita aderência ao piso e para maior segurança.

4) Combustível;

Água (radiador e sistema limpador de para-brisa);

Sistema de iluminação e sinalização;

Óleo (do motor, do freio e da direção hidráulica);

Pneus;

Equipamentos obrigatórios.

5) No meu entendimento o que falta aos condutores de veículos de duas rodas é a educação. A educação reflete no comportamento dos condutores. Os comportamentos expressam princípios e valores que a sociedade constrói e referenda e que cada pessoa toma para si e leva para o trânsito. Os valores, por sua vez, expressam as contradições e conflitos, por exemplo, ser “veloz”, “esperto”, “levar vantagem” ou “ter o veículo como status”, são valores presentes em parte da sociedade. Mas são insustentáveis do ponto de vista das necessidades da vida coletiva, da saúde e do direito de todos. Um grande número de motociclistas precisa alterar urgentemente sua forma de dirigir. Mudar constantemente de faixa, ultrapassar pela direita, circular em velocidades incompatíveis com a segurança, circular entre veículos em movimento e sem guardar distância segura têm resultado num preocupante aumento do número de acidentes, envolvendo motocicletas em todo o País. São muitas mortes e ferimentos graves que causam invalidez permanente e que poderiam ser evitados, simplesmente com uma direção mais segura. As autoescolas repassam ao aluno a importância da direção defensiva, o que acontece é que essa educação deve-se começar em casa, na família, nas escolas, pois na autoescola o tempo é curto e muitos aprovados irão aprender somente na pratica. É preciso mudar. Mudar comportamentos para uma vida coletiva com qualidade e respeito exige uma tomada de consciência das questões em jogo no convívio social, portanto, na convivência no trânsito. É a escolha dos princípios e dos valores que irá levar a um trânsito mais humano, harmonioso, seguro e justo.

Motocicletas são como os demais veículos: devem respeitar os limites de velocidade, manter distância segura, ultrapassar apenas pela esquerda e não circular entre veículos!

...

Baixar como  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »