TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Para Todos

Resenha: Educação Para Todos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Resenha  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Educação para todos

O papel do professor em novos tempos é fundamental para a formação do cidadão, sem exceção. Ele é a base e em 2º a revisão dos parâmetros curriculares, contando com o envolvimento de escolas, pais, governo e sociedade, intenso debate.

Os parâmetros foram construídos para respeitar a diversidade no País e tornar os mesmos referencia comuns no processo educacional de todas as regiões. Assim criar condições nas escolas para o acesso ao conhecimento e formação do cidadão.

O documento é fruto de grandes discussões da pedagogia atual, contribuição de experiências de educadores, especialistas em educação, pesquisadores de outras áreas, instituições governamentais e não governamentais, porém não definitivas para que se possa melhorá-las no decorrer da sua prática.

As pessoas tem o direito de estudar resguardado pela política nacional de educação, independente de gênero, etnia, idade ou classe social. Assim como crianças com necessidades educacionais especiais.

Em especial atenção para pessoas com necessidades educacionais especiais, houve a necessidade adaptar currículo, bem como os tipos de adaptação e o que se pretende com ela. Não quer dizer que tem uma receita pronta, precisa sim da convicção de que aluno e escola devem aprimorar na eficiência da educação, contando com a interação entre ambos.

Esse novo olhar para a inclusão, vem trazendo boas perspectivas para aqueles portadores de necessidades especiais com um sistema educacional diferenciado (planejados e organizados) que possam dar conta da diversidade e ofereçam respostas adequadas às suas características e necessidades. Incluídos sem distinção de condições linguísticas, sensoriais, cognitivas, físicas, emocionais, étnicas, socioeconômicas e outros.

Para alcançar o sucesso é preciso elaborar propostas pedagógicas baseadas na interação com os alunos, desde a concepção dos objetivos; reconhecer todos os tipos de capacidade presentes na escola; sequenciar conteúdos e adequá-los aos diferentes ritmos de aprendizagem dos educandos; adotar metodologias variadas e motivadoras; avaliar os educandos em função do seu progresso e do que poderá vir a conquistar.

A sociedade também é um fato que precisa ser modificado na sua forma de pensar na convivência da diversidade, como na aceitação e valorização dessas pessoas.

Atualmente no Brasil, educação especial tem uma conotação mais ampla de atendimento especializado. Voltada para uma educação formadora de individuo e cidadão. Não mais isolada ou separada, mas de caráter interativo na educação geral. Atingindo todos os níveis da educação, desde a educação infantil até o nível superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com