TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em Cena O Autor

Trabalho Escolar: Em Cena O Autor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

Por Marineide Costa

SALES,Germana Maria Araujo. Em Cena o Autor.In Palavra e sedução: Uma leitura dos prefácios oitocentistas(1826-1881). 2003.203 p. Tese (Doutorado em Teoria e História Literaria)- Universidade Estadual de Campinas.

No texto Em Cena o Autor, Germana Maria Araújo Sales apresenta uma analise importante sobre o papel desempenhado pelo autor, trazendo como exemplo alguns textos de prefácios que apresenta caracterizações do escritor, para ela dentre as funções do escritor ele desempenha a tarefa de encantar o leitor através de um discurso persuasivo, onde o autor traz promessas a argumentos convincentes.

Em um capitulo dividido em tópicos, Sales considera os passos mais importantes para essa noção são eles: O autor: criador e criatura; A autoria feminina; O autor, também personagem; A falsa modéstia; A escrita e labor; O autor amador; A metáfora familiar; Argumento de autoridade e auto-afirmação: o sujeito reconhecido; O autor reconta e recria: “quem conta um conto aumenta um ponto”. Para ela A história do escritor e seu reconhecimento enquanto profissional das letras percorreu uma longa história desde os primeiros profissionais da palavra, até a história dos ficcionistas do século XIX que conta com os diversos agentes que interferem na produção do livro. Segundo Sales, a definição da função do autor não nasce com a modernidade, o momento transitório entre o anonimato e o aparecimento do autor remonta aos séculos XVII e XVIII, problemática tematizada por Michel Foucault em seu ensaio O que é um autor? Foucault observa que o autor cumpre a função principal na obra que corresponde ao momento de individualização na história. O escritor torna-se o foco da expressão da obra, buscando uma unidade para a escrita num processo sucessivo para a maturidade . Esta evolução está prescrita no interior dos textos, nas correspondências, ou ainda nos prólogos e advertências, fragmentos de exposição e interlocução das ideias do escritor.

Em sua analise Sales investiga a possibilidade de identificar a representação da figura do autor pelo próprio autor e conclui sua pesquisa criando algumas categorias que para ela possibilitaram qualificar os diversos tipos de autoria representados através da própria voz do escritor. Entre os critérios que identificam as diversas formas que o criador da obra pode aparecer para o público, observa-se, primeiramente, a imagem do autor laborioso que realiza um árduo trabalho. Numa segunda situação, o autor aparece como aquele que busca sensibilizar os leitores pela imagem de vítima, através da metáfora familiar da obra como filho, posicionando-se na imagem emblemática do criador, do pai. Uma terceira categoria faz oposição à modéstia comumente empregada por muitos escritores. A quarta estratégia consiste na denegação da autoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com