TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em Que Momento Houve O Surgimento Do Direito Do Trabalho? Assinale A Alternativa Correta.

Ensaios: Em Que Momento Houve O Surgimento Do Direito Do Trabalho? Assinale A Alternativa Correta.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de Juros

Etimologicamente “juro” é uma adaptação do latim jure – de jus, júris – com o significado de direito. Denota a língua portuguesa a singularidade de designar os interesses do dinheiro.

Aplicado no plural – juros - exprime os interesses, ganhos ou lucros mediante a cessão de capital com a cobrança de um percentual a maior devido a ao risco pelo uso por alguém que não possui o capital.

Segundo Washington de Barros Monteiro “Juros são remuneração ou os fruto civis de um determinado capital do qual são acessórios e representam um acréscimo real ao valor inicial, espelhando rendimento calculado a partir de determinada taxa”. (art. 92 do Código Civil de 2002). Ou seja, juros é a remuneração cobrada de quem efetuou um empréstimo e deve pagar ao proprietário do capital emprestado. Uma taxa de juro deve remunerar com base: no risco agregado no investimento (quanto mais arriscado o investimento deve-se exigir taxas de juros proporcionalmente maiores); nas expectativas inflacionárias; na compensação pela não aplicação do dinheiro em outro investimento e nos custos administrativos envolvidos na operação. São os juros que impulsiona o mercado financeiro mundial, todas as operações a curto e longo prazo tanto pagos e recebidos estão relacionadas à lucratividade gerada através da taxa de juros, que podem ser convencionais ou legais classificados em compensatórios e moratórios.

Juros simples e compostos

Juros Simples – São os juros calculados a cada período em função do capital inicial (principal) aplicado. Os juros do período não são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Os juros não são capitalizados e, consequentemente, não rendem juros, por este motivo não é mais utilizado em contratos financeiros pois as instituições utilizam a forma mais lucrativa que o regime de Juros Compostos.

Juros compostos - são os juros de um determinado período somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. O regime de juros mais utilizado no atual sistema financeiro é o de juros compostos, visto que este oferece uma rentabilidade maior quando comparado ao regime de juros simples, uma vez que juros compostos incidem mês a mês, de acordo com o somatório acumulativo do capital com o rendimento mensal. Juros compostos são muito usados no comércio, em bancos, na remuneração das cadernetas de poupança, faturas de cartões de credito e é conhecido popularmente como “juro sobre juro”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com