TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emile Durkheim

Monografias: Emile Durkheim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  1.406 Visualizações

Página 1 de 2

01. (Ufu 2012) A tirinha de Quino acima ilustra a concepção de fato social, segundo Durkheim. Explique o porquê à tira é considerado um fato social.

02. Defendendo a imparcialidade e a objetividade Durkheim afirma: “O sentimento é objeto das ciências, não é critério de verdade cientifica”. Para Durkheim, a verdadeira ciência deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista? Justifique sua resposta.

03. Como o sociólogo deve estudar os fatos sociais?

04. Definindo a normalidade e a morbidez dos fatos sociais, Durkheim afirma:

“Chamamos normais os fatos que apresentam as formas gerais e daremos aos outros o nome de mórbidos ou patológicos”. (As regras do método sociológico p. 51). Dê um exemplo atual de um fato social que o autor consideraria normal e um que ele consideraria patológico, segundo o critério por ele estabelecido e explique.

05. Sobre certos sentimentos que eram até então considerados inatos no homem – como amor filial, piedade, ciúme, Durkheim afirma que eles são encontrados em todas as sociedades:

“Tais sentimentos resultam, pois da organização coletiva, em vez de constituírem a base dela”. (As regras do método sociológico p. 99). Podemos dizer que Durkheim afirma que os sentimentos humanos são fruto da coerção social? Por quê? O que seria necessário para que um sentimento fosse considerado inato ao homem e parte de sua natureza?

06. Estudando o gráfico (Evolução dos crimes na Grande São Paulo alta em relação a 94 90 91 92 93 94 95 Fonte: Secretaria da Segurança do Estado de São Paulo, março de 1996.) seguir, da reportagem “Fim de semana registra 54 homicídios na cidade de SP”, publicada pela Folha de São Paulo. Analise o gráfico e defina pelos anos se trata de um fato normal ou patológico, Segundo Durkheim. Por quê?

07. Qual a importância das instituições sociais para Durkheim?

08. Qual a relação entre independência dos indivíduos e a divisão do trabalho social?

09. O que é solidariedade e qual o seu papel social para Durkheim?

10. Explique a divisão do trabalho social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com