TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo e plano de negócios

Trabalho acadêmico: Empreendedorismo e plano de negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.329 Palavras (14 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ALLINE DA SILVA COSTA

PRODUÇAO TEXTUAL INDIVIDUAL 7º SEMESTRE

Parauapebas

2014

ALLINE DA SILVA COSTA

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL 7º SEMESTRE

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Plano de Negócio e Administração de Produção e Logística.

Prof. Equipe de professores do 7º semestre.

Parauapebas

2014

INTRODUÇÃO

De acordo com os desafios propostos. Foi realizado neste trabalho a definição e importância das cincos fases do projeto (Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e encerramento), assim também como as áreas de conhecimento do projeto, que definem as habilidades que os gerentes de projeto devem ter. Relatados os métodos de localização, planejamento da capacidade e previsão de demanda. Com o objetivo de orientar os empreendedores quanto a melhor localização e investimentos para seu negócio.

Foi definido o perfil dos administradores, empreendedores e itraempreendedores, suas características e diferenças. A importância do plano de marketing e de mercado para as organizações desenvolverem suas estratégias de vendas e serviços.

DESENVOLVIMENTO

Primeiro Desafio:

Fase de iniciação – Esta é a fase da concepção, compreende o periodo desde seu nascimento até a aprovação da proposta para sua execução. Tem como principais atividades a identificação de necessidades e/ou oportunidades, analise do ambiente do problema, definição do gerente do projeto, determinação dos objetivos e metas a serem alcançados, análise das potencialidades ou recursos disponiveis.

Fase de Planejamento – É a fase responsavel por detalhar tudo aquilo que será realizado pelo projeto, incluindo, cronogramas, interdepedências entre atividades, alocação de recursos envolvidos, analise de custos, cujas principais atividades são: detalhamento das metas e objetivos a serem alcançados, com base na proposta aprovada, detalhamento das atividades e a estrutura de divisão do trabalho, programação das atividades no tempo disponivel e/ou necessario ( elaboração de cronograma ). Para que no final dessa fase, ele esteja suficientemente detalhado para ser executado, sem dificuldades e emprevistos. Nessa fase, os planos auxiliares de comunicação, qualidade, riscos, suprimentos e recursos também são desenvolvidos.

Fase de execução – É a fase que materializa tudo aquilo que foi planejado anteriormente. Qualquer erro cometido nas fases anteriores fica evidente durante esse processo. Grande parte do orçamento e do esforço do projeto é consumida nessa fase. Nesta fase, as principais atividades são : Ativar a comunicação entre os membros da equipe do projeto, utilizar recursos humanos e materiais , sempre que possivel, dentro do que foi programado, garantir qualidade mediante avaliações regulares do desempenho geral do projeto, de acordo com padrões de qualidade estabelecidos.

Fase de Controle – Essa fase acontece paralelamente com as de planejamento e execução. Tem como objetivo acompanhar e controlar aquilo que esta sendo realizado pelo projeto, de modo a propor ações corretivas e preventivas, no menor espaço de tempo possivel, após a detectação da anormalidade. O objetivo do controle é comparar o objetivo levantado no inicio do projeto ao seu estatus real no momento, com o estatus previsto pelo planejamento, tomando ações corretivas no caso de desvio.

Fase do Encerramento – Refere-se a aceitação formal do projeto e encerramento deste, de forma organizada, incluindo o encerramento com fornecedores e subcontratados. Diversas atividades são importantes nessa fase, como, por exemplo, sessões de lições aprendidas, avaliação sobre o desempenho da equipe do projeto e resulatados, elaboração da memoria técnica do projeto (finalização da documentação do projeto). Enfim é a analise de todas ações envolvidas, de todas as falhas ocorridas durante o projeto são discutidas, para que novos erros similares não ocorra em novos projetos.

Gestão de Integração – processo que integra todas as àreas. Identificam, combinam, unificam e coordenam os grupos do projeto. Envolve fazer compensações entre objetivos e alternativas, com o intuito de atingir ou superar necessidades e expectativas no projeto. Os processos principais são: desenvolvimento do plano do projeto, consiste em agregar resultados de outros processos de planejamento e elaborar a documentação do projeto; execução do plano de projeto, dar continuidade ao projeto, de acordo com que foi planejado; controle integrado de mudança, coordenar mudanças através do projeto.

Gestão de Escopo – Descreve os processos envolvidos na verificação de que o projeto inclui todo o trabalho necessario, e apenas o trabalho necessario, para que seja concluído com sucesso. Sua preocupação principal é definir e controlar o que já previamente definida e não agregar nos objetivos ao projeto. Seus principais processos são: iniciação que consiste em autorizar o projeto; planejamento do escopo, desenvolver documentação do escopo, para servir de base para tomada de decisão futuras que envolvem o projeto.

Gestão de Tempo – Descrever os processos relativos ao termino do projeto no prazo correto. Para isso são necessarias algumas ações. Como analisar a sequência das atividades, suas durações e requisitos de recursos para criar o cronograma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com