TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Matu-Grosu do Sul Sanitation - Sanesul

Seminário: Empresa Matu-Grosu do Sul Sanitation - Sanesul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Seminário  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 3

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul - Sanesul foi criada em 26 de janeiro de 1979 por meio do Decreto Estadual nº 071/79 como empresa pública, com autonomia administrativa e financeira, compondo a administração indireta e vinculada ao Executivo Estadual.

Com a divisão do estado de Mato Grosso, a cisão patrimonial deixou como herança da Sanemat (Empresa de Saneamento de Mato Grosso) 17 sistemas em operação, com um total de 52.200 ligações de água e esgoto.

As cidades operadas eram: Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Jardim, Jateí, Ladário, Miranda, Paranaíba, Ponta Porã e Porto Murtinho.

Ao final de 1979, ano de sua criação, a Sanesul já contava com 66.360 ligações e com mais duas cidades em operação: Caarapó e Rio Negro.

Com o Planasa (Plano Nacional de Saneamento), instituído pelo Banco Nacional da Habitação na década de 70, cujo principal objetivo era aumentar o nível de cobertura em abastecimento de água no Brasil, a Sanesul, captando recursos desse programa, fecha o ano de 1982 com 59 cidades em operação e 118.890 ligações de água e 24.088 de esgotos.

Daquele ano para cá foram incorporados outras localidades e atualmente são operados 123 sistemas sendo 68 municípios e 55 distritos. Convém salientar que Mato Grosso do Sul possui 78 municípios.

A Sanesul destaca-se nos últimos anos pelo montante investido nos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no estado de Mato Grosso do Sul. O compromisso da empresa é manter a universalização do abastecimento de água nas localidades operadas e aumentar progressivamente o índice de esgotamento sanitário para que o desenvolvimento social esteja inserido no desenvolvimento econômico, elevando a qualidade de vida e o bem-estar da população, além da proteção do meio ambiente.

A Sanesul é a 3ª maior empresa de Mato Grosso do Sul e a 74ª na região Centro-Oeste, segundo ranking publicado pela revista Exame em julho de 2011, subindo 10 posições em relação à classificação regional obtida em 2010.

UNIVERSALIZAÇÃO NO ATENDIMENTO DE ÁGUA

Praticamente toda a população urbana das 123 localidades operadas é atendida com água tratada. A Sanesul trabalha atualmente com o crescimento vegetativo, ou seja, com o crescimento natural da população para manter o abastecimento de água em torno de 100%. Em 2011, a rede de abastecimento de água expandiu-se em 130 km e totalizou 6.020 km. O número de ligações avançou mais de 16 mil unidades, alcançando 450 mil ligações.

AMPLIAÇÃO NO ATENDIMENTO COM ESGOTAMENTO SANITÁRIO

A aplicação de recursos foi priorizada para a expansão do sistema de esgoto, em obediência à diretriz estratégica de se ampliar continuamente o atendimento no estado. Com isso, as ligações de esgoto cresceram 33% e atingiram 70 mil unidades. A rede foi ampliada para 1.135 km, elevando-se em 121 km somente no ano de 2011.

CONCESSÕES MUNICIPAIS

Em 2011 foram renovados 13 contratos com os municípios sob as diretrizes estabelecidas pela Lei Federal 11.445/07, considerada o Marco Regulatório do Saneamento Básico do Brasil. Com essas, já são 39 concessões renovadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com