TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Nestlé - Código e Conduta

Por:   •  6/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.417 Palavras (14 Páginas)  •  1.498 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

Introdução ................................................................................................................ 04

Ética e Valores ......................................................................................................... 05

Princípios Nestlé Gestão Empresarial ............................................... 09

Código de Conduta Nestlé .......................................................................... 11

Código de Conduta durante as Negociações ............................ 12

Ética em Vendas .................................................................................................... 13

Ética em Relação Humana do Trabalho ........................................ 14

Missão ............................................................................................................................. 15

Valores ........................................................................................................................... 16

Conclusão ................................................................................................................... 17

Referências Bibliográficas ........................................................................... 18

INTRODUÇÃO

Por definição, ética significa bom costume, modo de ser ou valores morais referentes a atitudes e condutas dentro do ambiente organizacional ou em sociedade.

Ética é diretamente ligada aos princípios morais. Moral são regras aplicadas e usadas habitualmente que definem atitudes certas e erradas, adquiridas ao longo do tempo através da educação, tradição familiar, cultura e convivência diária em diferentes ambientes, orientando assim o comportamento do ser humano.

Na sociedade, a ética é utilizada para definir o respeito e a convivência entre os cidadãos, entendendo até onde suas atitudes não irão atingir e prejudicar seu próximo. Muitas vezes a ética se confunde com uma lei, embora toda lei tenha como base princípios éticos, a diferença é que nenhum individuo é forçada a cumprir normas éticas.

Dentro de um ambiente organizacional, a ética está relacionada a muito mais que atitudes; têm relação também com a forma de falar, de se vestir, de se relacionar com os diferentes tipos de profissionais e a forma com que uma mensagem ou comunicado é passado. Com isso, é necessário que sempre esteja a par do código de ética da empresa.

O código de ética serve para organizar e padronizar as atitudes dos funcionários dentro do ambiente profissional, e explicita a postura da empresa diante dos diferentes públicos com o qual interage. Este código deve ser claro, objetivo e acessível a qualquer funcionário, facilitando a compreensão de todos, tornando evidentes as responsabilidades de cada um, podendo estes sofrer conseqüências caso haja violação dos artigos do código.

ÉTICA E VALORES

Muito se fala sobre ética, mas por muitas vezes não sabemos seu real sentido, o que é ou ate mesmo sua historia. Podemos encontrar varias definições e aplicações sobre Ética e por muitas vezes fazer a associação de ética a moral. Segundo NOSELLA (2007) na antiga língua grega como a latina se utiliza para ética e moral o mesmo termo, sabe-se que éthos se inscreve particularmente na cultura da Grécia clássica, enquanto o termo mos-moris inscreve-se na cultura romano-latina. Sendo assim, ele define ética como o ramo da filosofia que fundamenta, científica e teoricamente a discussão sobre valores, opções (liberdade), consciência, responsabilidade, o bem e o mal, o bom e o ruim etc; e moral como hábitos e costumes. Assim, NOSELLA conclui que a ética e moral são interfaces semânticas de uma mesma problemática.

Vale ressaltar a importância da duvida, do questionamento e do pensamento reflexivo, que segundo Paulo Silvino Ribeiro – Doutor em Sociologia pela UNICAMP define:

“Assim, a priori, podemos dizer que a ética se dá pela educação da vontade. Segundo Marilena Chauí em seu livro Convite à Filosofia (2008), a filosofia moral ou a disciplina denominada ética nasce quando se passa a indagar o que são de onde vêm e o que valem os costumes. Isto é, nasce quando também se busca compreender o caráter de cada pessoa, isto é, o senso moral e consciência moral individuais.”

VASQUEZ (1995) traz a ética como a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Sendo assim podemos relacionar à ética e a gestão nas organizações que não se limita apenas ao conhecimento amplo e histórico da ética, mas sim em sua aplicação nas ações do dia a dia (MAXWELL,2006) aponta a seguir apresenta a importância atual da ética nas empresas.

“A ética vem sendo apontada com um pré-requisito essência para a sobrevivência e o progresso das Organizações, sendo associada no ambiente empresarial. SROUR (1998)”

A ética é mais que uma simples definição filosófica ou um bom conceito dito em discursos, é fundamental para relações dentro de uma organização e envolve todo o organismo da mesma. Muitas empresas desenvolvem seu próprio código de ética não apenas como um documento que agrega valor, mas sim como princípios, missões e valores que devem reger sua instituição.

A ética busca introduzir normatividade naquilo que é circunstancial, através da mediação entre o bem absoluto, ou melhor, a ideia do bem, e as ações concretas particulares. Sua principal faculdade, nessa tarefa, é o discernimento ou a capacidade de distinção entre o bem e o mal (Silva, 1998).

Para SOUZA E COSTENARO (2012 p.13), conforme ABBAGNANO (1998 apud ALENCASTRO 2010, p.32), a ética é como “a ciência da conduta”, as empresas utilizam-na como pilar orientativo, não apenas para isso, mas para ampliarseus negócios. Assim, as praticas na empresa devem respeitar o código de ética , uma vez que condutas negativas podem gerar uma imagem desfavorável.

Em uma organização as condutas éticas abrangem todas as partes da mesma, deve ser aplicada em todos os departamentos. Assim, podemos observar à ética:

 Durante as negociações

 Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com