TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Nivea

Trabalho Universitário: Empresa Nivea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  3.376 Palavras (14 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 14

1-Breve descritivo sobre a marca

Uma marca que dificilmente não é reconhecida por qualquer mulher, quando no referimos a creme hidratante é a primeira marca na cabeça dos consumidores. É a personificação da beleza, saúde e bem-estar da mulher.

A história

A história da NIVEA começou com a descoberta revolucionária do Eucerite, o primeiro agente emoliente que possibilitou criar, pela primeira vez, uma emulsão estável desse tipo. Em 1900, o proprietário da pequena farmácia de manipulação Beiersdorf, fundada por Paul Carl Beiersdorf no dia 28 de março de 1882 e localizada na cidade alemã de Hamburgo, Dr. Oskar Troplowitz, que até então havia desenvolvido e produzido com sucesso as primeiras fitas adesivas técnicas e emplastros medicinais, além da primeira borracha adesiva, iniciou o desenvolvimento de um creme para pele baseado nessa emulsão, em intensa cooperação com o químico Isaac Lifschütz e o dermatologista Paul Gerson Unna. Isolado pelo Dr. Isaac Lifschütz, depois de décadas de intensa pesquisa, esse agente emoliente era baseado na cera retirada da lã de ovelha, e permitia que óleo e água fossem misturados e permanecessem juntos.

Já em 1914, a empresa vendia seus produtos em 34 países ao redor do mundo e aproximadamente 42% de seu faturamento vinha do exterior. Além disso, os produtos não eram somente produzidos em Hamburgo, mas também em Buenos Aires, Copenhagen, Moscou, Paris, Nova York e Sidney. Em 1919 a variedade dos produtos NIVEA foi expandida com o lançamento do primeiro sabonete (NIVEA SOAP) e, pouco depois, em 1922, com uma seleção de produtos de cuidados para cabelo, batizada NIVEA HAIR MILK. Um dos primeiros cartazes, criado ainda em 1922 por Anna Lünemann, mostrava a linha de produtos que incluía um pó, uma bisnaga de creme e o tal sabonete. Foi neste mesmo ano que o primeiro produto NIVEA especificamente para homens foi desenvolvido: o NIVEA SHAVING SOAP (sabão para barbear), precursor da espuma e gel de barbear, Juntamente quando combinado com o creme NIVEA se tornou um dos primeiros tratamentos de cuidado com a pele para os homens. Com isso a empresa ampliou seu público alvo consumidor, até então restrito as mulheres.

A embalagem que virou um ícone

Se existe um produto que mantém firmemente o que os especialistas chamam de brand equity, ou seja, característica básica da marca, que a torna inconfundível através dos tempos, esse produto é o CREME NIVEA. Depois de sua criação, em 1911, a latinha de NIVEA então amarela somente passou por uma modificação radical em 1924, quando mudou sua cor para azul. A partir daí, as mudanças, para adaptar o visual a cada época, foram sempre suaves, como em 1959 quando a palavra “creme” ganhou uma tipografia de letra mais arredondada, que ainda se mantém hoje em dia. A última versão deste ícone foi introduzida em 2007. A fonte completa da NIVEA foi concebida por Achaz Prinz Reuss e consiste em 12 variações e uma versão para texto. A lata azul do NIVEA CREME é eterna. Sempre em harmonia com as necessidades e desejos dos consumidores. Uma curiosidade: No Reino Unido, a empresa teve que substituir a lata azul do creme NIVEA por uma embalagem plástica quando percebeu que as pessoas associavam as latas de alumínio com graxa para sapatos.

A marca no mundo

A linha de produtos da NIVEA, que além do tradicional creme para o corpo, mãos e face, é composta por desodorantes, xampus, protetores solares, sabonetes e uma gama completa de cosméticos e maquiagens, é comercializada em 170 países ao redor do mundo através de grandes varejistas, redes de drogarias e lojas especializadas. Todos os dias mais de 500 milhões de mulheres utilizam ao menos um produto NIVEA no mundo. Anualmente a empresa investe mais de €150 milhões na aérea de pesquisa e desenvolvimento de produtos, que conta com mais de 850 profissionais trabalhando (incluindo cientistas) continuamente. O Centro de Pesquisa de Pele, localizado na cidade de Hamburgo, é considerado um dos mais avançados institutos do gênero no mundo. Os maiores mercados da marca alemã são Alemanha, França, Itália, Brasil, Reino Unido e Rússia.

Você sabia?

● A cada segundo um pote de creme NIVEA é vendido no mundo. Desde que foi introduzido no mercado em 1911, foram comercializados mais de 11 contêineres cheios de latinhas azuis.

● O tradicional creme NIVEA tem 98% de seus componentes retirados da natureza e é dermatologicamente testado (os testes não são feitos em animais).

● Em sua terra natal, na Alemanha, a NIVEA tem praticamente 100% de reconhecimento de marca.

● No Brasil a NIVEA tem uma trajetória que remonta a 1914, quando ocorreu a primeira importação de produtos da marca.

2-Portifólio da marca

CUIDADOS NO BANHO

• Sabonete liquido

• Sabonete em barra

• Sabonete liquido para as mãos

• Cuidado intimo

CUIDADO CORPORAL

• Loção corporal

• Tratamento especifico

• Creme para as mão

DESODORANTES

• Aerosol

• Roll-On

• Squeeze

CUIDADO FACIAL

• Creme facial dia

• Creme facial noite

• Creme para área dos olhos

• Lenços e loções demaquilantes

• Limpeza facial

• Tonico facial

• Esfoliante facial

CUIDADO LABIAL

• Nivea lip menta

CUIDADO MASCULINO

• Limpeza facial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com