TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa PLANEAMENTO

Tese: Empresa PLANEAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Tese  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Atualmente, o principal foco de atenção da administração de uma organização está no planejamento estratégico, porque as empresas precisam decidir as medidas mais adequadas aos seus interesses.

O Planejamento necessita ser integrado á todas as empresas, porque os ambientes de uma organização mudam com frequência, pois o crescimento dela depende de um bom planejamento das estratégias em toda a empresa. Alem do mais, o planejamento de uma instituição visa antecipar o seu futuro, em relação ao longo prazo e traz muitas mudanças o ambiente econômico, social, político e tecnológico.

Uma boa estratégia é fundamental, pois pode orientar a empresa a conseguir alcançar os seus objetivos, tanto na produção de bens como no oferecimento de serviços.. Por isso, é necessário ter muito cuidado, porque a concorrência no mercado é muito disputada e ideias novas podem derrubar outras empresas.

A concorrência é acirrada e uma boa análise do mercado para elaborar estratégias é essencial para que a empresa alcance o sucesso desejado.

A seguir tem-se um projeto que pretende-se implantar na cidade de Luziânia.

2. PLANEJAMENTO

Planejamento é a forma de organizar objetivos e ações alternativas para a escolha de novas ações. Segundo o Minidicionário Aurélio (2002, p. 538) significa “traçar, elaborar um plano, projetar”. Há milhares de anos, as pessoas planejam algo para suas vidas e de seus familiares.

Segundo Silva (2001) existem três tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional. O planejamento estratégico se relaciona com os objetivos de longo prazo e com estratégias para alcançá-los e que afetam toda a empresa. O planejamento tático se relaciona aos objetivos de curto prazo e com táticas e ações que afetam apenas uma parte da organização. O planejamento operacional são as decisões operacionais que a empresa necessita para operar no mercado e é elaborado pelos níveis organizacional inferiores baseado nas atividades do dia-a-dia da empresa.

O planejamento estratégico segundo Oliveira (2007, p. 17) é o “processo administrativo que proporciona sustentação metodologia para estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa”. Este planejamento atua de forma diferenciada e inovadora com os fatores externos.

Para Maximiano (2006) todos os planejamentos passam por três passos: no primeiro passo adquirem-se os dados de entrada, que são as informações sobre o presente, passado ou futuro do ambiente externo e dos sistemas internos da organização. No segundo passo, há o processamento dos dados de entrada, onde se utiliza informações para produzir novas informações e o terceiro passo é onde se prepara as ideias por meio de um plano.

De acordo, com esses passos escolhe-se um nível para planejar, porém, é o planejamento estratégico que abrange toda a organização, definindo sua relação com seu ambiente. Já os planos funcionais traduzem os planos estratégicos em ações especializadas como o marketing, as operações, os recursos humanos e financeiros. Já o plano operacional que define atividades e recursos que possibilitam a realização de objetos estratégicos ou funcionais. Cada tipo de planejamento tem um determinado setor que a produz e um determinado tempo de duração para o planejamento.

No PLT o planejamento é mais voltado a decisões a serem tomadas no futuro já no livro de Maximiano referem-se a atividades a serem cumpridas para cada setor. Portanto, tudo que o indivíduo faz na vida tem um planejamento.

Todo planejamento dentro de uma empresa precisa respeitar alguns princípios para que os resultados de sua operação sejam respeitados. Os executivos devem estar atentos para os quatro princípios gerais do planejamento, segundo Oliveira (2007, p. 60) são eles:

a) O princípio da contribuição aos objetivos, esse planejamento sempre deve visar aos objetivos máximos da empresa.

b) O princípio da procedência do planejamento corresponde a uma função administrativa que vem antes da organização, da direção e do controle.

c) O princípio da maior influência e abrangência, onde o planejamento pode provocar uma série de modificações nas atividades e nas características da organização.

d) O princípio da maior eficiência, efetividade e eficácia que procura maximizar os resultados e minimizar as deficiências.

O planejamento provoca transformações nas pessoas, na tecnologia e nos sistemas. Todo executivo com forte atuação estratégica procura a efetividade, por isso, a eficiência é uma obrigação e a eficácia é o bom-senso administrativo.

A eficácia de uma organização depende de sua capacidade de identificar oportunidades e necessidades do ambiente organizacional. Bem como, de sua flexibilidade e adaptabilidade que visa usufruir dessas oportunidades e necessidades.

2.1 Confronto entre a mensagem dos artigos dos autores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos

O professor Roberto Shinyashiki relata em seu artigo “Veja o futuro antes dos outros”, que é necessário ter uma visão geral do presente e do futuro e que valorizar o que se tem hoje é muito importante para não correr o risco de se valorizar só depois que perde. Também mostram os dois lados: positivo e negativo da visão, ou seja, o empreendedor precisa enxergar aas oportunidades de desenvolver uma atividade lucrativa e não só os problemas. Além do mais, o empreendedor também observa tudo ao seu redor e cria ideias que mudam a visão geral do negócio ou da empresa, pois o autor passa uma visão de motivação, essa é a qualidade do empreendedor, ele almeja positivamente tudo aquilo que quer conquistar.

Já no artigo “O administrador do futuro”, o professor Paulo Barreto dos Santos comenta que o administrador do futuro se liga naquele indivíduo que pensa além de um simples empregado, ele busca seu crescimento e satisfação profissional como um profissional do futuro, porque busca conhecer o seu campo, quer sempre estar atualizado. Ele compara a geração do tanto faz, que não procura conciliar as possibilidades e assim, não geram pontos positivos.

O administrador de futuro possui uma bagagem cheia de conhecimentos, de simpatia, pois sabe conviver com seus subordinados e sempre os trata com igualdade. Também fala sobre manter a mente aberta e sempre atualizada e dá dicas para ter uma carreira de sucesso para assim, alcançar o sucesso profissional e empresarial.

Ter planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com