TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa de matemática de serviços

Trabalho acadêmico: Empresa de matemática de serviços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

A matemática está presente em todo o lugar, através da matemática é possível obter informações mais seguras, obter cálculos exatos, fazer previsões de dados financeiros, perceber as diversas aplicações no “mundo real”.

Neste sentido, este trabalho mostra a importância da Contabilidade na tomada de decisão dentro das empresas.

Para conceituar a contabilidade é preciso pensar no patrimônio. Por isso, durante muito tempo, a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias, mas hoje em dia, com um mercado altamente competitivo, ela é vista também, como um instrumento gerencial que auxilia os empresários na tomada de decisão, e no processo de gestão, planejamento, execução e controle.

Através desde estudo, pôde-se compreender qual a real importância da Contabilidade Gerencial nas empresas, e, mostrar como os investidores podem se utilizar da contabilidade para optar pela melhor maneira de controlar, economizar, investir e planejar, obtendo assim, informações mais detalhadas às oportunidades de negócios, bem como, pôde-se identificar como a Matemática é útil na contabilidade, principalmente na área de gestão de custos, entendendo também, como os fatores ambientais podem interferir e influenciar no andamento das organizações.

Veremos no decorrer do estudo o que é necessário para ser um empreendedor, quem é considerado capaz e incapaz e como pode ser a participação da contabilidade atuando diretamente nas empresas, como através dela pode-se orientar o investidor quanto ao controle patrimonial de sua empresa e quais os principais relatórios que podem demonstrar ao investidor.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Matemática a serviço das empresas

A Contabilidade e a Matemática são duas ciências que evoluíram desde a antiguidade. Sempre caminharam juntas, paralelamente ao desenvolvimento econômico e social. Esse desenvolvimento influenciou diretamente todas as atividades relacionadas à cultura, ciência e educação.

São ciências que utilizam dados quantitativos expressos por números. Sendo assim, o aparecimento dos números e o aparecimento da moeda foram premissas para a evolução e o desenvolvimento das ciências.

A Matemática e Contabilidade são duas ciências que se diferem quanto à classificação, pois para Ferrão:

A ciência caracteriza-se pelo conhecimento racional, sistemático, exato, verificável, falível, certo e real; pela investigação rigorosa, controlada, baseada em metodologia, proporcionando obtenção das conclusões científicas; desenvolvimento de teorias que serão aplicadas na prática.(FERRÃO, 2003, P.32).

Bunge (1976 apud Beuren 2003, p. 27), também coloca que as ciências podem ser classificadas como formais e factuais. As ciências formais são integradas somente pela Matemática e a lógica. As outras ciências são consideradas factuais, podendo ser naturais ou sociais.

Ferrão faz uma caracterização das ciências:

As ciências factuais caracterizam-se por serem: racionais, objetivas, transcendentes aos fatos, analíticos, claras e precisas, verificáveis, dependentes de investigação metódicas, comunicáveis, sistemáticos, acumulativos, falíveis, gerais, explicativos, reditivos, abertos e úteis. (FERRÃO, 2003, p. 35).

Para Beuren (2003, p. 29), a ciência factual utiliza o método experimental para verificar postulados e hipóteses, tratando de objetos concretos, enquanto na ciência formal os argumentos e teoremas dispensam testes para experimentação e tratam entes ideais, podendo ser abstratos.

A Contabilidade classifica-se como uma ciência factual social porque busca entender as relações entre o homem, como agente ativo, e o seu meio de vida. Estuda-se o comportamento dos itens que compõem o patrimônio-objeto da Contabilidade. Ainda que a Contabilidade se utilize métodos quantitativos, não podemos confundi-la com as ciências Matemáticas (ou exatas), que têm por objeto as quantidades consideradas abstratas que independem das ações humanas. Na Contabilidade, as quantidades são simples medidas dos fatos que ocorreram em razão da ação do homem (MARION, 2003, p. 26).

Assim, a Contabilidade é uma ciência factual social e a Matemática, uma ciência formal. Entretanto, apesar de serem ciências diferentes, o surgimento e a evolução delas se confundem. A Matemática é uma ciência presente em nosso cotidiano que contribui com a humanidade para compreender, organizar e desenvolver melhor o mundo e suas relações sociais e econômicas. Já a Contabilidade surgiu da necessidade do ser humano de controlar o seu patrimônio. Controlar aquilo que possuía, gastava e devia.

Os primeiro sinais de Contabilidade já puderam ser observados no inicio da civilização, onde os pastores já procuravam controlar a sua riqueza, mesmo sem conhecer os números. Era uma forma bem rudimentar de controlar o inventário. Para Iudícibus (2000):

A preocupação com as propriedades e a riqueza é uma constante no homem da Antiguidade, e o homem teve de ir aperfeiçoando seu instrumento de avaliação da situação patrimonial à medida que as atividades foram desenvolvendo-se em dimensão e complexibilidade (IUDÍCIBUS, 2000, p.30).

Como já foi mencionado, desde a antiguidade, antes do aparecimento da moeda, já existiam a troca de bens, serviços e registros sobre tais fatos. Entretanto a evolução da Contabilidade neste período foi lenta até o aparecimento da moeda, o que desenvolveu as relações de apenas troca de mercadorias para uma relação de compra e venda. O aparecimento do papiro e do cálamo (pena de escrever), facilitaram o registro das informações dos negócios existentes.

Percebe-se que com o desenvolvimento das sociedades, procedimentos de Contabilidade foram avaliados, teorias e práticas surgiram por processos de dedução e indução, até chegar ao estágio atual, onde a preocupação reside em atender às necessidades informativas dos usuários, objetivando informações úteis e verdadeiras que possibilitem a tomada de decisão. Além disso, tornou-se necessário estudar e pesquisar meios de mensurar os bens intangíveis para melhorar a evidenciação das informações, visando atender ao objetivo principal da Contabilidade.

O objetivo principal da Contabilidade, [...] é o de permitir a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com