TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa e comercialização no exterior

Projeto de pesquisa: Empresa e comercialização no exterior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  7.082 Palavras (29 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 29

Introdução

O presente trabalho tem como desafio desenvolver um plano de Internacionalização de uma empresa nacional escolhida pelo grupo. Conforme sugerido pela presente Atps- Atividade Pratica Supervisionada, nosso grupo optou para realizar o desafio utilizando uma empresa fictícia, denominada Schimidt Móveis LTDA, empresa especializada em móveis rústicos e também atuante na área de móveis planejados.

Este trabalho abordara os principais pontos a serem observados e seguidos durante um processo de internacionalização. Estes pontos serão tratados independentemente em cada etapa deste desafio, e ao final de todas as etapas, o grupo reunirá o material produzido e confeccionará o relatório final, que será o Plano de Internacionalização.

A empresa e a Comercialização no exterior

Estamos no meio de um mercado de negócios, aonde a concorrência chega a ser de produto para produto, ao invés de empresa para empresa. As organizações estão buscando adaptar-se ao mercado internacional, por motivos de sobrevivência empresarial.

Tendo esse pensamento em mente que nossa empresa Schimidt Móveis LDTA, resolveu ampliar sua massa de mercado, deixando de lado, um pouco das estratégias internas para buscar estratégias externas, no intuito de conquistar um maior espaço no campo das vendas, buscar novos clientes, novas experiências, e claro, uma maior lucratividade.

Começamos realizando várias Análises de mercado, entre um contato e outro fechamos nosso primeiro pedido de exportação. Buscamos as informações junto às instituições e órgãos exportadores e percebemos que tínhamos capacidade suficiente para realizar todo processo exportador, dentro da nossa empresa.

Deixamos de lado o mercado interno, as terceirizações que fazíamos, e apelamos para um imenso pedido, entramos de "corpo e alma" no mundo até o momento desconhecido, ao qual chamávamos de "exportação".

Não optamos por agentes, devido a nossa capacidade e coragem de correr riscos. As informações e a tecnologia que tínhamos eram suficientes para que conseguíssemos sozinhos, não apenas a produção da mercadoria, mas a elaboração de todo processo exportador.

Apresentação da empresa

Schimidt Móveis LTDA, é uma empresa que está a mais de 15 anos no ramo moveleiro, empresa especializada em móveis rústicos e com forte atuação na área de Móveis Planejados.

Durante todo esse tempo, nossa empresa vem terceirizando, partes de móveis para outras empresas e suprindo algumas necessidades de lucro, com vendas internas.

Para que nossos móveis tenham características decorativas, utilizamos vernizes, cores fortes como chocolate, pinhão, mogno, marfim. Somos especialistas em móveis para escritório, mesas, cadeiras e armários para cozinha e também em móveis para quartos.

A principio toda matéria prima utilizada na confecção de nossos móveis, era brasileira. A partir do momento que começamos a terceirizar partes de móveis, passamos a receber material importado e a trabalhar com características moveleiras, totalmente diferentes do Brasil. Começamos a valorizar cores rústicas, modelos antigos, móveis que poderíamos chamar de "da época de nossos avôs”. Foi pesando por ai, que notamos nossa capacidade de produção, para um mercado mais competitivo, mas mais favorável. Aos poucos fomos aprendendo a exportar com base nas produções de terceirização. Quando nos sentimos preparados, enfrentamos o mercado e hoje, estamos praticamente vivendo de exportação.

Vinte e quatro meses já se passaram, e com a lucratividade que conquistamos, pudemos ampliar nossas instalações, treinar nosso pessoal, aperfeiçoar nossos equipamentos e investir em tecnologia. Investimentos esses, que com certeza nos trarão maiores resultados num futuro muito breve.

Dados Institucionais da Empresa

A empresa tem como Razão Social o nome de Schimidt Móveis LTDA, sendo o mesmo utilizado como nome fantasia. Teve sua fundação no dia 26 de fevereiro de 1999, com sede própria localizada na Rua Aparício Mariense nº1653, Bairro Pirahy, São Borja- RS.

Teve sua fundação realizadas pela sociedade firmada entre dois amigos empresários, já atuantes nesta área, até então em seus negócios próprios. Desde sua fundação a empresa tem como missão colaborar socialmente, garantir o bem estar de seus funcionários, e o crescer mutuamente em pró a otimização dos lucros". Tem como finalidade principal (atual) "ser uma empresa bem sucedida, abraçando uma fatia significante no mercado internacional e tornando-se uma empresa de nome reconhecido nos quatro cantos do mundo.

Atualmente a empresa dispõe de 16.000 m2, sendo que 9.790 m2 estão sendo utilizados. A empresa efetua suas atividades em três turnos e divide suas tarefas com 620 funcionários, 4 médicos, 2 dentistas, 1 nutricionista e 1 psicóloga/assistente social. E tem como base para os próximos anos, a ampliação de sua área de trabalho, o aumento de sua produtividade e a extensão de suas vendas externas.

O setor responsável pela área de exportação é formado por um gerente comercial, um gerente de marketing internacional, um analista e dois assistentes. Atualmente a empresa está exportando em média um container ao dia, o que suporta sua capacidade de produção e gerenciamento externo.

Produtos

Nossa empresa é capacitada para produção de móveis de madeira de pinus, predominante em modelos modernos e rústicos. A produção de linhas para escritório favorece o mercado internacional, devido a combinação de cores rústicas e fortes, como: mogno, marfim, polistein, chocolate e outros. Também pelas características exuberantes dos móveis em natural, ou simplesmente envernizados. Estilos bastante procurados pelos Estados Unidos e Canadá. Já os móveis elaborados para cozinha, trazem uma formação um pouco diferente, onde há implantação de pequenas pedras, pedaços de mármore, azulejos, nos tampos dos balcões e mesas, dando características assemelhadas a móveis modernos, bastante procurados por alguns países altamente tecnológicos, como China e Singapura. As linhas de móveis para quartos de dormir obedecem aos padrões da antiguidade, mas com leves características modernas, o que chama atenção dos alemães e italianos. Basicamente toda nossa linha de produção, atende ao gosto e desejo do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com