TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia

Ensaios: Energia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 7

Respostas

Login

Cadastro

trabalho de física - tipos de energia

trabalho de física - tipos de energia

Paloma Lima

Enviado por: Paloma Lima | 22 comentários Arquivado no curso de Física

Download

denunciar

(Parte 1 de 2)

Escola Estadual de Ensino Fundamental e médio Prof. Raul Córdula

Campina Grande – PB 20/11/2009

Aluna: Eunice Paloma Nascimento nº. 14

2ºano “A” manhã

Física – Hiberval

Introdução

Falarei sobre os diversos tipos de energia, Em geral, o conceito e uso da palavra energia se refere "ao potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação", O termo energia também pode designar as reações de uma determinada condição de trabalho, por exemplo, o calor, trabalho mecânico (movimento) ou luz. Estes que podem ser realizados por uma fonte inanimada (por exemplo, motor, caldeira, refrigerador, alto-falante, lâmpada, vento) ou por um organismo vivo (por exemplo, os músculos, energia biológica).

O conceito de Energia é um dos conceitos essenciais da Física. Nascido no século XIX pode ser encontrado em todas as disciplinas da Física (mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, mecânica quântica, etc.) assim como em outras disciplinas, particularmente na Química. Começarei o estudo de cada um dos principais tipos de energia.

Energia mecânica

Energia mecânica é, resumidamente, a capacidade de um corpo produzir trabalho.

Energia mecânica é a energia que pode ser transferida por meio de força. A energia mecânica total de um sistema é a soma da energia potencial com a energia cinética. Se o sistema for conservativo, ou seja, apenas forças conservativas atuam nele, a energia mecânica total conserva-se e é uma constante de movimento. A energia mecânica "E" que um corpo possui é a soma da sua energia cinética "c" mais energia potencial "p".

Uma força é classificada como sendo conservativa quando um trabalho realizado por ela para movê-lo de um lugar a outro independentemente do percurso, isto é, do caminho escolhido. Esclarecendo: para carregar um saco de batatas e transportá-lo morro acima, o caminho escolhido pode ser mais longo, caminhando circularmente ou um caminho mais curto e reto, mas através de uma ladeira íngreme. A força gravitacional é um tipo de força conservativa. Um exemplo de força não conservativa é a força de atrito que também é chamada força dissipativa.

Há uma lei fundamental da Física que é a da conservação da energia mecânica de um corpo: E = K + U = constante, se um corpo está sob a ação somente de forças conservativas. Isso equivale a dizer que se a energia cinética de um corpo aumenta, a energia potencial deve diminuir e vice-versa de modo a manter E constante.

Considere que uma bola com massa m = 0,6 kg, na mão de uma pessoa está a uma altura h = 4 m do chão. Sua energia potencial é U = mgh = 24 joules sendo g = 10 m/s², a aceleração da gravidade. Nesse lugar, como a bola está parada, sua velocidade = 0 e, portanto sua energia cinética também é igual à zero: K = 1/2(mv²) = 0. Assim sua energia mecânica total é E = 24 J. Ao ser lançada, essa bola atinge o solo e sua altura ficará igual à zero, e sua U = 0. Como há conservação de energia mecânica, sua energia cinética ficará sendo K = 24 J. Deste valor podemos obter o valor da velocidade instantes antes de atingir o solo: v = 8,94 m/s. Quanto maior a altura de onde é lançada a bola, maior a velocidade atingida ao atingir o chão. Vale o contrário, isto é, quanto maior a velocidade, maior a altura atingida.

Assim, se um atleta quer saltar uma boa altura h, é preciso correr muito para atingir uma velocidade alta. É isso que fazem os atletas que praticam salto em altura, salto tríplice, saltos com evoluções em ginástica olímpica. Também pode ser dividida em: Energia Cinética, Energia Potencial Gravitacional e Energia Potencial Elástica. A energia mecânica é a energia de movimento.

Onde:

K  energia cinética

U  energia potencial gravitacional

k  constante elástica

m  massa (kg)

g  aceleração da gravidade (~9.8m/s²) (constante)

h  altura(m)

v  velocidade(metros por segundo)

Fórmulas

Energia Mecânica = Ec+ Ep

Para:

Energia Cinética = mv2

Energia Potencial Gravitacional(Epg) = mgh

Energia Potencial Elástica(Epe) = kx2

Atenção: podem ocorrer as duas energias potenciais, então a fórmula será:

Energia Mecânica = Ec+ Epe+ Epg

(exemplo de energia mecânica)

Energia química

É a energia que está armazenada num átomo ou numa molécula. Existem várias formas de energia, mas os seres vivos só utilizam a energia química.

A Energia Química está presente nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com