TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia

Trabalho acadêmico: Ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/1/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Atividades rotineiras, trabalhos com equipamentos não adequados ao corpo, iluminação, ruídos são alguns dos fatores relacionados à saúde dos colaboradores, posteriormente acarretará devidas consequências que, no entanto afetará a produtividade.

Preocupar-se com programas de Ergonomia nas empresas por um lado pode ser um gasto muito elevado, mas por outro, há uma economia de encargos referentes a problemas futuros relacionados à saúde do trabalhador, e este se sentirá mais motivado, existindo assim satisfação de ambos os lados.

A Ergonomia caracteriza–se então pela preocupação de repassar melhores benefícios para empresa, contribuindo então pela integração dos funcionários, redução de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais entre outros. E no que diz respeito ao trabalhador, este desempenhará suas tarefas de maneira mais segura, prevenindo-os de várias doenças relacionadas ao trabalho, melhorando a relação de autoestima no âmbito organizacional.

1.2 Problema

Como a ergonomia influencia e qual impacto exerce no desenvolvimento das funções no ambiente de trabalho dos trabalhadores da Empresa Rocca?

1.3 Justificativa

Este estudo teve como finalidade, avaliar os fatores ergonômicos dentro da empresa Rocca, tais como, atividades repetitivas, movimentações-posturas incorretas, uso de equipamentos indevidos, sem adaptações aos colaboradores, procurando saber como a empresa trata do fator humano diante de tanto trabalho.

A ergonomia é a ciência que estuda a atividade do homem enquanto trabalhador, no sentido de definir as condições de realização dessa atividade, e garantir a segurança, saúde, conforto, e se necessário, a produtividade, em termos qualitativos e quantitativos.

A análise foi importante para a empresa e para os colaboradores, pois promoveu a empresa um bom desempenho, oferecendo assim, boas condições de trabalho para os colaboradores.

1.4 Objetivos:

1.4.1 Objetivo geral

Avaliar a influência da ergonomia e seus possíveis impactos no desempenho das atividades.

1.4.2 Objetivos específicos:

• Avaliar o desempenho dos colaboradores com relação aos projetos ergonômicos oferecidos no ambiente de trabalho.

• Verificar a adequação do ambiente ergonômico as necessidades dos colaboradores.

• Identificar possíveis doenças ocupacionais adquiridas pelos colaboradores através das atividades executadas no ambiente organizacional.

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Normas Regulamentadora da Ergonomia no Brasil

A partir da concepção de oferecer um local apropriado, com a preocupação de bem estar físico dos trabalhadores, tem se tornado uma grande vantagem para as empresas que aplicam projetos ergonômicos, dessa forma gera-se por parte do empregador uma precaução de proporcionar a seus funcionários um ambiente seguro e saudável para o alcance da produtividade.

A partir da intenção de proporcionar melhorias e adequar as pessoas as funções favoráveis desenvolvidas por elas, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estabeleceu no Brasil em novembro de 1990,a Norma regulamentadora (NR17) que requisita a Ergonomia. Apesar de instituída durante tantos anos, é importante ressaltar que muitas empresas não adequaram seus ambientes a tal Norma, se não diante de fiscalização.

Segundo Oliveira (2010), a NR 17 teve andamento devido aos protestos sindicais para que as LER/DORT fossem reconhecidas como doenças procedentes das consequências desses trabalhos enfrentados por funcionários de várias categorias, entre eles digitadores e bancários.

De acordo com o MTE (1990), a NR 17 estabelece em seus itens os seguintes requisitos:

17.1–Aspectos gerais

17.2–Levantamento, transporte e descarga individual demateriais

17.3–Mobiliário dos postos de trabalho

17.4–Equipamentos dos postos de trabalho

17.5–Condições ambientais

17.6–Organização do trabalho.

A NR 17 estatui em seu item17. 1:

Esta Norma regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a

adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos

trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e

desempenho eficiente (MTE, 1990, p.01).

Nesse sentido, a NR 17, traz grandes benefícios, pois ela ampara o trabalhador a lutar pelo que lhe é justo, ter condições propícias para os determinados tipos de tarefas.Embora muitas das organizações ainda não levarem em conta a importância de cumprir com a legalidade de cuidar dos seus colaboradores, a NR 17 possui procedimentos que ensinam as mesmas a seguirem tais aspectos voltados para o ambiente de trabalho e as tarefas realizadas pelos indivíduos (VASCONCELOS et al, 2009).

Nesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com