TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 6

JOEL HENRIQUE GUERRA (1158369)

Educação Física Bacharelado

BIOQUÍMICA

Prof. SOLANGE AP BISPO DOS SANTOS

Centro Universitário Claretiano

TAGUATINGA

2015

1) Os compostos orgânicos são formados por cadeias de átomos de carbono ligados entre si ou a outros elementos químicos.

Os compostos orgânicos naturais são os encontrados nos tecidos dos vegetais e animais. Entre as substancias orgânicas mais conhecidas estão os carboidratos, as proteínas e os lipídios.

-Carboidratos: de formula Cn (H2O)n. Estão presentes no corpo como monossacarídeos e dissacarídeos. São responsáveis pelo fornecimento de energia para a célula animal.

Suas funções são: reserva alimentar, sustentação, revestimento e proteção. A quantidade de carboidratos da dieta determina como as gorduras serão utilizadas para suprir uma fonte de energia imediata. A celulose e outros carboidratos indigeríveis auxiliam na produção do bolo fecal.

Estimulam os movimentos peristálticos do trato gastrointestinal e absorvem água para dar massa ao conteúdo intestinal. Durante a atividade física, fornecem energia necessária para a execução dos exercícios.

-Proteínas: Estão presentes em todas as células vivas, isso a torna o componente mais importante dos seres vivos. Uma proteína é um conjunto de aminoácidos.

Suas funções na célula animal são:

Estrutural: estão presentes nas membranas e materiais celulares. Importantes para a formação da massa muscular após a atividade física.

Transporte: existem proteínas que realizam o transporte de moléculas e íons.

Defesa: os anticoros são proteínas denominadas imunoglobulinas.

Catalise: as enzimas são proteínas que atuam como catalisadores biológicos.

-Lipídios ou gorduras são os compostos insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos. Estão na célula animal como constituintes das membranas vivas e são armazenados como reserva alimentar sob a forma de gotas no interior do citoplasma. Nos animais endodérmicos atuam como isolante térmico.

Facilitam determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possui esta função os hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis e as prostaglandinas.

Os lipídios são elaborados por organismos vivos a partir do ácido graxo e glicerol.

Durante a atividade física também fornecem energia para a realização dos exercícios.

Compostos inorgânicos são caracterizados pelas substancias as quais átomos de dois ou mais elementos são combinados.

Como compostos inorgânicos temos a água e os sais minerais.

-Água: componente químico mais abundante nos seres vivos. Participa de todos os processos vitais e tem como suas principais funções a de ser um solvente universal, ou seja, a água dissolve um grande número de compostos e, a de calor especifico elevado, ou seja, a água pode absorver muito calor, sem mudar seu estado físico rapidamente, importante para garantir a proteção do organismo contra mudanças bruscas de temperatura.

Na espécie humana, cerca de 70% do organismo e composto por água, sendo assim indispensável para todas as funções metabólicas.

-Sais minerais: os sais minerais são substancias essenciais ao bom funcionamento do metabolismo, participando da estruturação do organismo e até mesmo integrando reações direta ou indiretamente vitais, por exemplo, a fotossíntese e a respiração.

Alguns dos principais elementos minerais importantes aos seres vivos são:

Cálcio: Necessário durante o processo de calcificação e manutenção óssea, compondo também a estruturação dos dentes, além de colaborar com a condução de impulsos nervosos e contração muscular. Pode ser encontrado no leite e seus derivados (queijo, iogurte) ou em vegetais com coloração verde escuro.

Fósforo: Auxilia a manutenção óssea, está presente na composição da molécula de DNA, RNA e ATP. Pode ser encontrado na carne em geral e legumes.

Sódio: Atua na osmoregulação, difusão dos impulsos nervosos e auxílio no processo de contração muscular. Pode ser encontrado no condimento (sal) utilizado no preparo dos alimentos.

Flúor: Proporciona a formação dos dentes e ossos. Fonte: presente em baixa concentração nos alimentos e adicionada ao fornecimento de água potável.

Potássio: Também participa da osmoregulação, está presente na conformação dos fosfolipídios da membrana plasmática, participa da transmissão dos impulsos nervosos, e também influencia a contração muscular. Pode ser encontrado em frutas, verduras e legumes.

Ferro: Parte integrante da molécula de hemoglobina, responsável pela assimilação e transporte de oxigênio. Pode ser encontrado no fígado, vegetais verdes, ovo e legumes.

Iodo: Composição de substâncias hormonais da glândula tireoide. Pode ser encontrado principalmente no sal de cozinha enriquecido com iodo.

Magnésio: Presente na molécula de clorofila proporciona a captação de luminosidade. Pode ser encontrado em frutas, cereais, legumes e vegetais.

2) Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo
humano, explique como funciona o sistema-tampão e qual é seu papel na atividade
física.
3) Faça um documento contendo essas informações e insira no final dele as Referências
Bibliográficas utilizadas (de acordo com as normas da ABNT).

RESPOSTAS DA 2, 3.

Potencial Hidrogenico ou pH, é um índice indicativo da acidez, naturalidade ou alcalinidade de um meio qualquer, determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+), variando entre 0 a 14, quanto menor a medida de pH de uma substancia, mais acida ela será.

O pH de uma solução neutra é = 7, a uma temperatura de 25° C, não podemos esquecer que havendo mudança de temperatura, haverá uma mudança do valor medido.

Se o pH for menor que 7 a solução será acida, se maior, a solução será básica ou alcalina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com