TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Erros Na Dispensação De Medicamentos

Trabalho Escolar: Erros Na Dispensação De Medicamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Segundo Cohen (2006), erros de dispensação são aqueles que ocorrem durante a dispensação de medicamentos com desacordo entre a ordem escrita na prescrição médica e o atendimento desta ordem. O processo de dispensação de medicamentos compreende varias etapas: prescrição, dispensação, administração e monitoramento. A prescrição é realizada pelo profissional médico, na qual esta é encaminhada ao serviço de farmácia, onde auxiliares de farmácia separam os itens prescritos e posteriormente efetivam sua dispensação. A administração e monitoramento dos medicamentos são executados pelo enfermeiro ou técnicos e auxiliares de enfermagem. (LIMA, C.R, et al, 2006). (Foi possível observar nas publicações encontradas - Retirar) Os três principais erros de dispensação considerando que a prescrição médica esteja correta sendo estes: “erros de conteúdo” (são aqueles referentes ao conteúdo, o que está prescrito e os que serão dispensados), “erros de rotulagem” (são erros relacionados aos rótulos do próprio produto ou até mesmo na etiquetagem feita pela farmácia considerando erros de grafia nos rótulos que impedem a visualizar o conteúdo descrito o que pode gerar duvidas na momento da dispensação) e “erros de documentação” (define-se nos erros de documentação à ausência ou registro incorreto na hora da dispensação dos medicamentos).

Objetivo

Este trabalho teve como objetivo de verificar os principais erros de dispensação em farmácia hospitalar registrados em literaturas.

Materiais e métodos

Efetuou-se um levantamento bibliográfico, buscando estudos relacionados a erros de dispensação de medicamentos em Farmácia Hospitalar que realizam o atendimento das prescrições de forma individualizadas para 24 horas.

Resultados

Foram avaliados oitos estudos condizentes com critérios enunciados no método, conforme segue. Os principais erros encontrados foram: de conteúdo, rotulagem e documentaçãoassim expresso na tabela abaixo. Estou concluindo as tabelas.

Discussão

Foi possível verificar que há uma grande concentrações de publicações que apresentam como o principal erro na dispensação de medicamentos foram os “erros de conteúdo” que segundo, Beso, A, et al, (2005), comparados com outros estudos implica com a discrepância mais frequente entre todas as categorias, bem como pesquisas que relatam resultados como os “erros de rotulagem” que soma-se a um total também preocupante, tendo-se observado que a uma grande publicações de pesquisas que apresenta resultados relevantes a este critério tendo-se como preocupação o segundo erro mais frequente. (ANACLETO, T.A, et al, 2005). Pela presente revisão da literatura o “erro de documentação” teve menos significância na taxa de erros total, mas que ocupa uma grande quantidade de produtos dispensados que não deveriam ser dispensados incorretamente.

Conclusão

Observa-se que então as causas dos erros podem ser de diversas origens o que pode ser originar-se uma avaliação mais profunda até mesmo antes de ser dispensadas, sugerindo-se para minimizar os erros de dispensação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com