TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola

Resenha: Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  Resenha  •  219 Palavras (1 Páginas)  •  294 Visualizações

A instituição Escolar precisa observar, indagar e conscientizar dos problemas reais que surgem no ambiente escolar, ou seja, disfunções familiares, inclusões, dificuldades de aprendizagem no contexto social entre outras, e dentro dela, a escola pode intervir de forma eficaz, pois ela pode transferir bases, conceitos e saberes de forma que o conhecimento transforme o indivíduo e ele se reconheça no mundo. A criança e o adulto precisam ser observados e juntos, à escola precisa utilizar a integração, possibilitando a transformação das deficiências do indivíduo a uma consciência da realidade.

É necessário à contribuição dos conhecimentos aos currículos de forma realista sobre docência e aos alunos e desfazer este mantra de desvalorização e falta de reconhecimento na área da educação. A escola é capaz e deverá ser responsável por esta transformação social saindo da posição de poder e dar espaço aos saberes dos alunos caso a escola não compreenda sua função de interação e assim negando os acontecimentos da comunidade, ela o exclui.

O educador também faz parte deste contexto e precisa dilacerar esta visão inferiorizada e dar voz ativa neste processo de ensinar e aprender, porque nele se faz o papel principal nesta construção e transformação do indivíduo, uma autoidentidade profissional em que ele deveria se fazer presente no saberes sobre a docência como função social na área do currículo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com