TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola

Ensaio: Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Ensaio  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

Primeira fase:

1.A escola adota algum material pedagógico? Cartilha? Livro? Qual(is)?não.nenhuma.

2.Como é o processo alfabetizador? Em que momento e como começa?as ações do professor alfabetizador se processam ciclamente.iniciam-se sua participação no projeto pedagogico da escola e desencadeiam-se no plano de curso,que define as intencionalidades educativas,assim como no plano de aula,que tem como cenário a sala de aula.

3.Há a prática da sondagem? Qual a importância dela para a alfabetização?sim.Deu para constatar que na sondagem realizada individualmente os alunos prestaram mais atenção nas palavras conforme eram ditadas e paravam para pensar,repetindo-as para si mesmos diversas vezes.com isso o resultado foi bastante satisfatório.

4.Quais as orientações que daria a um professor em formação, para que conseguisse alfabetizar de modo competente seus alunos?Assim e que isso não têm uma explicação logica,pois quando se conhece os alunos cada um tem uma forma diferente de aprender.

Segunda fase:

1.Observe a sala de aula atentamente e faça a descrição dela: há varal? canto da leitura? biblioteca dentro da sala? abecedário colado? como estão as carteiras? como os alunos se sentam?E uma sala com 12 alunos e a faixa de idade deles e de 4 e 5 anos.Não há varal.não há canto de leitura.não há biblioteca.Sim tem o abecedário colado na parede. os alunos ficam de costas pra porta de entrada e de frente para a professora.

Terceira fase:

Elabore um comentário reflexivo (em torno de cinco linhas) sobre a entrevista e as observações que você realizou, refletindo sobre aspectos importantes para a alfabetização.

A entrevista foi feita na sala de aula ,no momento em que as crianças tinham terminado uma atividade de colorir a primeira letra de seus nomes .então a professora deu a macinha para eles bricarem . pude perceber que as crianças são extremamente agitadas e na maioria das vezes gosta de chamar atenção. E preciso ser bastante ser paciente com eles.recebi um critério importante da professora que como educadora devemos demonstrar motivação,paciência e interesse pelo que a criança esta escrevendo e lendo.acompanhar a evolução de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com