TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola

Ensaios: Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

A estrutura física do Colégio Sagrado Coração de Maria apresenta dois prédios, um que atende a Modalidade da Educação Infantil e o outro a Modalidade do Ensino Fundamental I e II e Médio.

O Ensino Fundamental I é composto por 2 salas para o primeiro ano, 1 sala para o segundo ano, 1 sala para o terceiro ano, 1 para o quarto e 1 para o quinto ano. As cadeiras são dispostas em fileiras, mas de acordo com a aula que será dada a professora pode colocar em círculo ou em duplas. Existe ainda praça com área verde, e área de recreação com parquinho e também um pátio amplo onde as crianças ficam na hora do recreio, que é de vinte minutos. A escola tem um espaço de filme, chamado de sala multimídia, as atividades que fazem no horário normal de aula são: aula de música, educação física, laboratório de informática e de ciências, aula de artes, aula de inglês e vão até a biblioteca uma vez na semana. Todas as vezes que as crianças vão à biblioteca é feito o registro em uma folha para que certifiquem a presença delas, e também para fixar o que foi visto ou apresentado.

As aulas de música são realizadas na própria sala de música, onde tem vários instrumentos, um quadro negro e uma televisão. Para as aulas de Educação física, a escola disponibiliza 4 (quatro) quadras, sendo uma coberta, e todas em bom estado para o uso das crianças, a turma objeto desta observação foi a do 1º Ano, do Ensino Fundamental, da professora Andréia, com 28 (vinte e oito) alunos, sendo 13 (treze) meninas e 15 (quinze) meninos, na faixa etária de seis e sete anos de idade. No entanto, no dia da observação um (1) aluno faltou. O laboratório de informática possui 30 (trinta) computadores com fone de ouvido, para que as crianças possam escutar músicas e histórias. Já o laboratório de ciências é cheio de bichos em potes e empalhados, tem um esqueleto e um boneco para ilustrar os músculos humanos, há bastante material nessa sala, alguns ficam guardados em um armário, e os alunos ficam sentados em bancadas. O laboratório de artes é bem parecido com o de ciências, só que ficam expostas as tintas e obras que os próprios alunos fazem. A biblioteca é ampla, tem um canto para estudos, uma sala reservada para a “hora do conto”, uma sala com data show e cadeiras, e um espaço para expor os livros, é bem ventilada e iluminada. Os alunos do Ensino Fundamental I demonstram interesse e curiosidade correspondente a faixa etária deles. Na maior parte do tempo se relacionam com brincadeiras. Fora da escola são crianças ativas e curiosas, procurando adaptarem-se as novas regras da fase.

Vestem-se com o uniforme da Rede Sagrado, que é composto por blusa, calça ou bermuda para os meninos, e calça ou short saia para as meninas, há também a blusa de frio da escola. O Projeto Político Pedagógico e avaliado todo início de ano letivo, contendo a participação de algumas famílias. A Proposta Pedagógica e fundamentada na cidadania e solidariedade em defesa da vida. A Instituição é norteada no: compromisso com a formação do educando numa perspectiva ético-cristã, que lhe dê condições de conhecer, compreender e atuar na vida cidadã e a busca pela qualidade acadêmica, por meio de um ensino pautado na construção do conhecimento significativo, com ênfase na apropriação dos diferentes saberes e mentalidades, que se harmonize em pontes e redes, promovendo a contextualização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com