TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Administração

Exames: Escola Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Escolas da Administração

Teoria da Administração Científica

A Escola de Administração Científica foi iniciada no final do século XIX e início do século XX, pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor, considerado o fundador da moderna TGA. A abordagem básica se baseia na ênfase colocada nas tarefas, focaliza a racionalização do trabalho operário, a padronização e o estabelecimento de princípios básicos de organização racional de trabalho. O nome Administração Científica é devido à tentativa da aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência industrial. A idéia original foi eliminar desperdícios e perdas que ocorriam nas indústrias e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas de engenharia industrial.

Teoria da Administração Clássica

Surgiu na França, no ano de 1916, a Teoria Clássica se caracteriza pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente, foi desenvolvida e fundada pelo engenheiro francês Henry Fayol (1841- 1925). A eficiência partia-se do todo organizacional e da sua estrutura, ou seja, o objetivo é garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (seções, departamentos, etc.) ou pessoas (como ocupantes de cargos e executores de tarefas). Fayol definiu as funções básicas da empresa, o conceito de administração (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar) e também os chamados princípios gerais de Administração como procedimentos universais a serem aplicados a qualquer tipo de organização ou empresa.

Teoria das Relações Humanas

Com ênfase nas pessoas que trabalham ou participam nas organizações, a prioridade é a preocupação com as pessoas e os grupos sociais nos aspectos psicológicos e sociológicos. A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unido, a partir da década de 1930, como conclusões da experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores, através de pesquisas realizadas pela Psicologia do Trabalho, ou Psicologia Industrial que analisava características humanas de acordo com que cada tarefa exigia do seu executante.

Com as conclusões da experiência foram incluídas, a integração social e o comportamento social dos empregados, necessidades psicológicas e sociais e a atenção para novas formas de recompensas e sanções não materiais, o despertar para as relações humanas dentro da organização com ênfase nos aspectos emocionais do comportamento das pessoas.

Teoria do Desenvolvimento Organizacional

A Teoria do Desenvolvimento Organizacional é um movimento, um desdobramento prático e operacional da Teoria Comportamental. Surgiu na década de 1960 em função das mudanças no mundo das organizações e em função da inadequação das estruturas convencionais a essas novas circunstâncias.

O Desenvolvimento Organizacional ampliou sua área de atuação chegando a abordar a organização como um todo e assumindo a abordagem sistêmica, passou a ganhar ares de teoria administrativa. O processo é constituído basicamente de três etapas: colheita de dados, diagnóstico organizacional e ação de intervenção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com