TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Paulo Freire

Trabalho Universitário: Escola Paulo Freire. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Sendo que a orientação inclusiva sugere um ensino adaptado às diferenças e às necessidades individuais, os docentes precisam estar capacitados para atuar de forma adequada junto aos alunos inseridos nos vários níveis de ensino. Devem ser preparados para lidar com as diferenças, com a singularidade e a desigualdade de todas as crianças. Para efetivação do método de inclusão educacional, torna-se imprescindível o envolvimento de todos os componentes da equipe escolar no planejamento de ações e programas voltados à temática. A escola deve, então, propor ações e fazer valer os direitos de todos os alunos para que sejam tratados sem discriminação. A inclusão só é possível onde houver respeito à diferença e, logo, práticas pedagógicas que permitam às pessoas com deficiências aprender de acordo com seu ritmo, e suas possibilidades.

2 - A partir da análise, tendo em vista também algumas considerações no sentido de recomendar que sejam feitos cursos regulares de capacitação para os profissionais atuantes nas classes da EJA, para que os mesmos possam refletir sobre sua prática e criar estratégias para modificar essa prática descontextualizada; também poder contar com a disposição, boa vontade e ânimo dos educadores em ostentar esse pacto de mudança, para que esse espírito de transformação contagie os educandos das classes da EJA, para que os próprios também pelejem para ser participantes de uma prática educativa coerente com a realidade cultural por eles vivenciada. Segundo Freire o ato educativo deve ser sempre um ato de recriação, de re-significação de significados. Vale ressaltar que é importante a necessidade de recriação constante em toda e qualquer prática educativa.

3 - Para que o Projeto Político Pedagógico se concretize, a escola necessita usar desse órgão de ação coletiva para estruturar o trabalho, avaliar e reorganizar suas práticas. Cada nova situação deve ser aproveitada para gerar desafios e construir conhecimentos. O Projeto Político-Pedagógico é uma ação projetada e o resultado de um trabalho coletivo, que busca metas comuns e permite ponderar o que foi feito e projetar modificações no espaço escolar. Assim sendo, devemos considerar que o Projeto Político Pedagógico não pode ser pronto e acabado. o Projeto Político Pedagógico deverá nortear o conjunto de atividades escolares construídas coletivamente a partir da dinâmica do contexto em que a unidade de ensino e a comunidade estão inseridas.

4 - O mundo tem passado por profundas transformações que acontecem cada vez mais rápidas. Portanto, em um primeiro momento torna-se necessário invalidar o paradigma de que o professor é o detentor permanente do saber e que sua formação garante sucesso para sempre no seu papel de ensinar. Hoje o professor precisa ser o mediador do conhecimento em evolução. Vive-se um momento de transição profunda percebida em casa e na escola também.

A Formação Continuada não é um fator de crescimento pessoal e seus objetivos devem ser direcionados, não só ao intercâmbio com outros profissionais que atuam na área educacional e às alternativas de trabalho, mas inclusive, à contextualização dos temas abordados, aos objetivos, à articulação entre o que se estuda e a realidade diária da sala de aula, à motivação dos professores e à convergência de interesses em favor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com