TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolha da Orientação de Marketing na Empresa Beta: Uma Abordagem Estratégica

Por:   •  31/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  16 Visualizações

Página 1 de 2

Escolha da Orientação de Marketing na Empresa Beta: Uma Abordagem Estratégica

Introdução

No ambiente empresarial atual, a escolha da orientação de marketing desempenha um papel crucial no sucesso de uma organização. Este trabalho analisará o caso da empresa Beta, que enfrenta desafios relacionados à sua orientação estratégica diante das mudanças no mercado de produtos tecnológicos. A empresa Beta tem três anos de experiência no desenvolvimento de smartphones e notebooks, mantendo um foco tradicional no produto. No entanto, recentemente, enfrentou problemas como custos crescentes de fabricação, distribuição ineficiente e perda de clientes devido a uma promoção pouco eficaz. Este texto visa fornecer orientação estratégica para a empresa Beta, considerando a escolha entre a orientação de produto e a orientação de marketing.

Desenvolvimento

Para tomar uma decisão informada, é crucial entender as diferenças entre a orientação de produto e a orientação de marketing. A orientação de produto enfatiza o desenvolvimento e a qualidade do produto, muitas vezes negligenciando as demandas do mercado e as necessidades dos clientes. Por outro lado, a orientação de marketing coloca o cliente no centro das estratégias de negócios, buscando compreender suas necessidades e desejos para adaptar os produtos e serviços de acordo.

No caso da empresa Beta, a orientação de produto demonstrou limitações evidentes. Apesar do foco na qualidade do produto, a falta de adaptação às demandas do mercado resultou em altos custos de produção e distribuição, bem como na perda de clientes devido à promoção ineficaz. Adotar uma orientação de marketing permitiria à empresa Beta superar esses desafios, identificando oportunidades de redução de custos, melhorando a promoção e a retenção de clientes e mantendo-se competitiva no setor de tecnologia.

Conclusão

Com base na análise realizada, é recomendável que a empresa Beta adote uma orientação de marketing para suas estratégias futuras. Essa abordagem permitirá que a empresa se adapte às mudanças do mercado, reduza custos, melhore a comunicação com os clientes e mantenha sua competitividade. Ao fazer essa transição, a empresa Beta estará posicionada de forma mais sólida para enfrentar os desafios do mercado de produtos tecnológicos e alcançar o sucesso em longo prazo.

Referências

• Kotler, P. & Armstrong, G. Princípios de Marketing. Pearson, 2020.

• Porter, M. E. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. Campus, 2004.

Notícias do setor de tecnologia, como artigos da Forbes e do TechCrunch, podem fornecer insights sobre as tendências atuais e as estratégias adotadas por empresas semelhantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com