TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Essa Pratica

Resenha: Essa Pratica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  Resenha  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Essa prática consiste em levar em consideração, na hora de calcular o preço no mercado local de um determinado produto, apenas alguns valores, descartando os mais altos. Com isso, o preço médio para exportação acaba ficando inferior ao preço no mercado interno, o que caracterizaria prática de dumping.

"A decisão de não apelar torna a vitória brasileira definitiva e consolidada. É uma vitória muito importante essa decisão do zeroing nas investigações antidumping

obretaxas. Os EUA começaram a aplicar as medidas antidumping contra o suco de laranja brasileiro em 2008, alegando que os produtores vendiam o suco no mercado americano abaixo do preço no Brasil. Em resposta, passou a sobretaxar as empresas brasileiras que exportavam o produto em 8,13% e 5,26%, dependendo do preço original.

No painel na OMC, aberto em setembro de 2009, o Brasil demonstrou que os Estados Unidos usaram para calcular a média do custo do suco no mercado nacional apenas os preços iguais ou menores que o preço de exportação, deixando de fora do cálculo os casos em que os valores eram mais elevados. Com isso, a média do custo do suco de laranja vendido no Brasil ficava abaixo do valor de exportação

Para o Itamaraty, o desfecho do processo demonstra a eficiência do sistema multilateral de negociações e confirma o acerto de levar o caso à OMC. A desistência americana foi atribuída à posição clara da OMC contra a prática de "zeramento", o que provavelmente levaria a uma derrota se os Estados Unidos decidissem apelar contra a decisão. O Brasil é o maior exportador mundial de suco de laranja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com