TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado Na Educação Infantil

Ensaios: Estagio Supervisionado Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  3.636 Palavras (15 Páginas)  •  3.179 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA – FAEL

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA – FAEL

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DOCÊNCIA

Meire Hartt da Silva - 110100230

Paranatinga – MT

27/05/2013

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA – FAEL

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDDUCAÇÃO INFANTIL: DOCÊNCIA

Relatório avaliativo como exigência legal do curso de Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa - FAEL

Meire Hartt da Silva – 110100230

Paranatinga – MT

27/05/2013

Sumario

1 introdução

2.desenvolvimento

2.1caracterização da instituição

2.2observação participante

2.3 atividades lúdicas

3considerações final

4referencias bibliográficas

Sumario

Sumário

1– Introdução ........................................................................................4

2 – Desenvolvimento

2.1- Caracterização da Instituição..........................................................5

2.2-Observação participante............................................................................................8

2.3-Descrição da docência..................................................................9

2.4-Atividades lúdicas...............................................................10

3 – Considerações Finais .....................................................................20

4 – Referências Bibliográficas .............................................................21

1. Introdução

O presente relatório de estágio tem como objetivo o de proporcionar a acadêmica uma previa experiência da prática docente através da observação e atuação, podendo relacionar a prática aos princípios teóricos estudados até então, enriquecendo a formação acadêmica e a futura prática docente. É por meio da realização do estágio que poderá ser confirmada sua escolha pela profissão além da oportunidade de estar aprendendo com profissionais experientes.

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e é oferecida em creches e pré- escolas onde são atendidas crianças com idades entre 0 a 05 anos, esta é considerada a etapa de maior importância para a vida adulta, portanto cabe aos educadores estarem aptos para realizar um trabalho de verdadeira dedicação.

A infância é um período da vida do ser humano que vai do nascimento a puberdade, destinado não só ao desenvolvimento físico do indivíduo, como também seu desenvolvimento intelectual e social. É na infância que os sujeitos se aprimoram para a vida.

A instituição escolhida foi a Escola Municipal de Educação Infantil Menino Jesus, situada na cidade de Paranatinga no estado de Mato Grosso.

2.Desnvolvimento

2.1Caracterização da instituição

A Escola Municipal de Educação Infantil Menino Jesus está situada na Rua João Pessoa no número 632, no Bairro Vila Concórdia.

A escola conta com o seguinte quadro de funcionários: uma diretora geral, uma coordenadora pedagógica, cinco professoras (todas formadas em pedagogia e com pós- graduação em educação infantil), um vigia, duas merendeiras, quatro auxiliares do desenvolvimento infantil (estas atuam em sala de aula juntamente com a professora) e cinco auxiliares de serviços gerais (duas cuidam das crianças que ficam no período integral).

A escola funciona nos dois períodos, matutino e vespertino atendendo a um total de 200 crianças todas devidamente matriculadas e divididas nas seguintes turmas: maternal l, maternal ll A e B, pré l A e B, pré ll A e B. Para o atendimento de tal clientela a escola conta com um parquinho (este contém três balanços, uma casinha, um escorregador e quatro gangorras recém adquiridas pela nova gestão); uma pequena cozinha com dispensa; um almoxarifado onde são guardados os materiais de limpeza e higiene; um banheiro que é utilizado pelos funcionários e alunos; uma sala de vídeo (esta funciona como dormitório para as crianças que ficam no período integral); quatro salas de aula sendo uma anexa; possui uma secretaria que também funciona como sala da direção e sala dos professores; o pátio é amplo, porém não possui cobertura.

Mediante os relatos e observações, notou-se que a escola possui condições razoáveis para o funcionamento necessitando de reformas e adaptações para as crianças, além de ser pequena com relação à demanda de famílias que procuram por vagas para seus filhos, no entanto foi afirmado que já está em construção uma nova escola que terá capacidade para atender a aproximadamente 400 crianças.

No decorrer do ano letivo são desenvolvidos vários projetos, no entanto o mais impactante é o Projeto Brinquedoteca, que é realizado uma vez por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com