TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica Descritiva

Dissertações: Estatistica Descritiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa1 – Passo 1

Estatística Descritiva

Estatística – É a ciência que envolve a coleta, a classificação, o resumo, a organização, a análise e a interpretação da informação numérica oriunda de estudos ou experimentos, realizado em qualquer área do conhecimento.

A Estatística é dividida em duas grandes áreas:

• Estatística Descritiva – utiliza métodos numéricos e gráficos para mostrar os padrões de comportamento dos dados, para resumir a informação contida nesses dados e para apresentar a informação de forma conveniente.

• Inferência Estatística – utilizar dados de amostras para obter estimativas sobre a população.

Fases do Método Estatístico

Coleta de Dados

Depois do planejamento e a devida determinação das características mensuráveis do fenômeno coletivamente típico que se quer pesquisar, inicia-se a coleta de dados numéricos necessários a sua descrição.

A coleta de dados classifica-se em:

a) Coleta Direta: é feito sobre elementos informativos de registro obrigatório (nascimentos, casamentos e obtidos, importação e exportação de mercadorias), elementos pertinentes ao diário de classe dos alunos de uma escola ou, quando os dados são coletados pelo próprio pesquisador através de inquéritos e questionários, como é o caso das notas de verificação e de exame, censo demográfico etc. A coleta direta divide-se relativamente ao fator tempo em:

Contínua: registros realizados continuamente.

Exemplo: nascimentos e óbitos, frequência dos alunos ás aulas etc;

Periódica: realizados em intervalos constantes de tempo.

Exemplo: censos (de 10 em 10 anos), avaliações mensais dos alunos;

Ocasional: realizados extemporaneamente para atender uma conjuntura ou emergência.

Exemplo: Epidemias que assolam ou dizimam rebanhos inteiros.

b) Coleta Indireta: é inferida de elementos conhecidos (coleta direta) e/ou do conhecimento de outros fenômenos relacionados com o fenômeno estudado.

Exemplo: pesquisa sobre a mortalidade infantil, que é feita através de dados colhidos por uma coleta direta.

Crítica dos Dados

Os dados obtidos devem ser cuidadosamente criticados, a procura de possíveis falhas e imperfeições, a fim de não incorrermos em erros grosseiros que possam influir sensivelmente nos resultados.

Crítica Externa: visa às causas dos erros por parte do informante, por distração ou má interpretação das perguntas que lhe foram feitas;

Crítica Interna: visa observar os elementos originais dos dados da coleta.

Apuração dos Dados

É a soma e o processamento dos dados obtidos e a disposição mediante critérios de classificação. Pode ser manual, eletromecânica ou eletrônica.

Exposição ou Apresentação dos Dados

Por mais diversa que seja a finalidade que se tenha em vista, os dados devem ser apresentados sob forma adequada (tabelas ou gráficos), tornando mais fácil o exame daquilo que está sendo objeto de tratamento estatístico e posterior obtenção de medidas típicas.

Análise dos Resultados

O objetivo último da Estatística é tirar conclusões sobre o todo (população) a partir de informações fornecidas por parte representativa do todo (amostra). Assim, realizadas as fases anteriores (Estatística Descritiva), fazemos uma análise dos resultados obtidos, através dos métodos da Estatística Indutiva ou Inferencial, que tem por base a indução ou inferência, e tiramos desses resultados conclusões e previsões.

Variáveis

Na maior parte das vezes, a escolha do processo a utilizar na análise ou descrição dos dados estatísticos depende do tipo de dados considerados. O leitor deve aprender a identificar e a utilizar quatro tipos de variáveis: contínuas, discretas, nominais e ordinais.

Vamos entender que a Estatística trata de dados; todo dado se refere a uma variável; então a Estatística trabalha com variáveis; a Estatística não trata de constantes. As variáveis assumem diferentes valores, nas diferentes unidades.

Exemplo: Um pesquisador pretende levantar dados sobre candidatos ao exame vestibular em uma universidade. O que você acha que o pesquisar deve anotar, porque é variável e o que você acha que ele não deve anotar, porque é constante?

Solução: O pesquisador pode levantar dados sobre renda familiar que é uma variável, mas não deve levantar dados sobre a alfabetização porque, entre os candidatos ao vestibular, a resposta seria uma constante.

A cada fenômeno corresponde um número de resultados possíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com