TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística Descritiva

Trabalho Escolar: Estatística Descritiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

A Contabilidade no inicio de tudo

Antes que caísse a primeira neve, ele recolhia seu rebanho num aprisco para protegê-lo do frio que matava. Era um período de monotonia, de ociosidade. Depois de tosquiar as ovelhas, não se tinha nada para fazer a não ser olhar pelas frestas a neve caindo. O que fazer nesse período?

De repente, o homem se questionava? Será que meu rebanho cresceu desde o ultimo frio até hoje? Será que meu rebanho cresceu mais que o do floresto? Este homem, assim como qualquer um, era ambicioso, tinha desafios e queria ver sua riqueza aumentando.

Aqui entra a função da contabilidade já no inicio da civilização: avaliar a riqueza do homem; avaliar ou decréscimo dessa riqueza. Como o homem naturalmente é ambicioso, a contabilidade existe desde o inicio da civilização. Alguns teóricos preferem dizer que ela existe, pelo menos, desde 4.000 antes de Cristo.

Mas como contar o rebanho e avaliar seu crescimento se não existiam números, nem forma escrita e, muito menos moedas? Na monotonia do inverno, entre os balidos ininterruptos das ovelhas o homem tem uma ideia. Havendo um pequeno monte de pedrinhas ao seu lado, o homem separa uma pedrinha para cada cabeça de ovelha, executando assim o que o contabilista chamaria hoje de inventário. Após o término dessa missão o homem separa o conjunto de pedrinhas, guardando-as com muito cuidado, pois o conjunto representava a sua riqueza num determinado momento.

Contabilidade na Bíblia

O livro de Jó, ainda que não seja o primeiro da Bíblia, é considerado o mais antigo. Jó era um homem muito rico justo, da terra de Uz no Oriente, e certamente, tinha um bom contador na descrição de sua riqueza.

Esse e diversos exemplos mostram que a contabilidade já existia com o primitivismo dos povos, ainda que os conhecimentos da matemática, das letras, dos negócios e até mesmo de patrimônio fossem limitados.

Símbolos na argila

Talvez na época de Jó já se introduzisse o período Mnemônico da contabilidade por meio de cuneiforme, ou seja, símbolos gravados em barro ou placa de argila, dando – se os primeiros passos para os registros. As próprias placas de argila serviam como relatórios.

Outras evoluções foram observadas, principalmente, nas escritas em papiro, descoberto pelos egípcios.

Contabilidade despertando como ciência

Ainda que a Contabilidade, como já vimos, existisse desde o principio da civilização, nota – se um desenvolvimento muito lento ao longo dos séculos.

Somente em torno do século XV ( com presença relevante no século XVIII), isto é, praticamente após 5.500 anos (partindo – se da hipótese de que ela existe desde 4.000 A.C ) é que a Contabilidade atinge um nível de desenvolvimento notório, sendo chamada de fase lógica – racional ou, até mesmo, de fase pré – cientifica da contabilidade.

Bibliografia

Livro: PLT 2009 Teoria da contabilidade

José Carlos Marion

Campinas, SP : Editora Alinea,2009

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com