TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Atômica

Dissertações: Estrutura Atômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  1.225 Visualizações

Página 1 de 6

PERMANGANATO DE POTÁSSIO

O Permanganato de Potássio é um composto químico de função química sal, inorgânico, formado pelos íons potássio(K+) e permanganato (MnO4−). É um forte agente oxidante. Tanto como sólido como em solução aquosa apresenta uma coloração violeta bastante intensa que, na proporção de 1,5g por litro de água (em média), torna-se vermelho forte.

Ele foi produzido pela primeira vez em 1659, pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, quando fundiu uma mistura de carbonato de potássio com o mineral pirolusita (que contém dióxido de manganês, MnO2). O material obtido dessa fusão foi dissolvido em água formando, inicialmente, uma solução verde de manganato de potássio, que lentamente tornou-se violeta devido à formação do permanganato de potássio.

É utilizado principalmente no tratamento da catapora (varicela), pois ajuda a secar os ferimentos. È um ótimo agente oxidante em muitas reações químicas em laboratórios e na indústria. Utilizado como desinfetante em desodorantes, também usado para tratar algumas enfermidades parasitárias dos pés, no tratamento de água potável e como antídodo em casos de envenenamento por fósforo. Na África, muitos o utilizam para desinfetar vegetais com a finalidade de neutralizar qualquer bactéria presente. Soluções diluídas (0,25%) são utilizadas como enxaguantes bucais e, na concentração de 1 %, como desinfetante para as mãos.

O permanganato de potássio é altamente reativo e pode oxidar uma grande variedade de substâncias orgânicas e inorgânicas. No processo de oxidação, o KMnO4 (Mn7+) pode ser reduzido a MnO2 (Mn4+) e Mn2+. Devido a essa propriedade foi empregado ao longo de muitos anos, para várias finalidades.

Quanto ao tratamento de água é utilizado na oxidação de compostos responsáveis pelo odor e gosto desagradável, e também para remoção de ferro (Fe2+) e manganês (Mn2+) através da oxidação destes a Fe3+ e Mn4+, que irão precipitar como hidróxido de ferro (III) (reação 1) e dióxido de manganês (reação 2). Uma das desvantagens é o risco de a água ficar com coloração rosa.

Um uso bem antigo do permanganato de potássio foi na composição química do "flash" de câmeras fotográficas, que registravam fotos em preto e branco. Na química analítica, soluções aquosas padronizadas de KMnO4 são empregadas como titulante oxidante em titulações de redução-oxidação, devido a sua coloração violeta, fora do meio acadêmico e industrial, é no aquarismo ou aquariofilia (a prática de criar peixes, plantas e outros organismos aquáticos). Ele é utilizado, em soluções muito diluídas, para tratar os materiais que serão utilizados no aquário, como troncos, pedras, plantas aquáticas, etc.

Industrial e Química Usos: permanganato de potássio é usado para a limpeza industrial, clareamento e bronzeamento. É quimicamente utilizada como um reagente no processo de produção de compostos químicos (síntese), tais como ascórbico e ácido isonicotínico, cloranfenicol, sacarina, e outros. É utilizados para a análise de titulação redox (análise volumétrica). Permanganato de potássio é usado no método de titulação porque é tanto, um agente oxidante forte e de redução.

Muitos floristas usar permanganato de potássio (sal) para aumentar a vida útil de flores recém-colhidas.

O IODATO DE POTÁSSIO´

Iodato de potássio (KIO3) é um composto químico. É algumas vezes usado em tratamento radioterápico, visto que pode substituir iodo radioativo da tireóide. Ver iodeto de potássio para mais informação sobre este uso.

Como o bromato de potássio, o iodato de potássio é ocasionalmente usado como agente de maturação em padarias.

O iodato de potássio é um agente oxidante e como tal pode causar fogo se em contato com materiais combustíveis ouagente redutores. Pode ser preparado por reação de uma base contendo potássio tal como o hidróxido de potássio com o ácido iódico, por exemplo:

HIO3 + KOH → KIO3 + H2O

Ele também pode ser preparado por adição de iodo em uma solução concentrada e quente de hidróxido de potássio.

3 I2 + 6 KOH → KIO3 + 5 KI + 3 H2O

Condições e substâncias a se evitar incluem: calor, choque, fricção, materiais combustíveis, materiais redutores,alumínio, compostos orgânicos, carbono, peróxido de hidrogênio e sulfetos.

Ele geralmente é encontrado na forma de pó cristalino branco e sem cheiro. Em seu estado puro, o iodato de potássio pode ser prejudicial para seres humanos se inalado, engolido ou se entrar em contato com a pele. Embora ele seja considerado perigoso, esse composto químico possui vários usos.

USO DO IODATO DE POTÁSSIO

O iodato de potássio é usado para a iodação de sal de cozinha, porque o iodeto pode ser oxidado a iodo sob condições de umidade pelo oxigênio. Para prevenir isto, companhias dos EUA adicionam tiossulfatos ou outros antioxidantes aoiodeto de potássio, enquanto em alguns outros países o iodato de potássio é usado como fonte para o iodo.

É utilizado como um oxidante em volumetria, em especial na padronização de soluções de tiossulfato de sódio, com base na seguinte reação seguinte reação:

IO3- + 5 I- + 6 H+ → 3 I2 +3 H3O

É utilizado também como um antisséptico tópico.

Proteção contra radiação

O iodato de potássio pode ser usado para proteger contra a acumulação de iodo radioativo na tireóide, saturando o corpo com uma fonte estável de iodo antes da exposição à radiação. Aprovado pela Organização Mundial de Saúde, o iodato de potássio (KIO3) para proteção contra radiação é uma alternativa ao iodeto de potássio (KI), que, de acordo com estudos, causa câncer em ratos de laboratório e tem baixa durabilidade quando estocado em regiões com clima quente e úmido. Locais como Irlanda, Singapura, Emirados Árabes Unidos e os estados norte-americanos de Idaho e Utah estocam o iodato de potássio em forma de tabletes.

Tiossulfato

É frequente a grafia de tal sal como tiosulfato, também chamado erradamente de hipossulfito de sódio que na forma anidra tem fórmula Na2S2O3, tem aspecto sólido cristalino, de cor branca e é utilizado na indústria fotográfica (daí seu arcaico nome de "hipo dos fotógrafos") na formulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com