TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Pesquisas Acadêmicas: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  1.146 Visualizações

Página 1 de 2

1. Uma mulher de 36 anos relata que há 2 meses começou a apresentar diarréia de início insidioso, com 3 a 6 evacuações nas 24 horas e fezes pastosas e/ou líquidas. Após a realização de uma colonoscopia fez diagnóstico de uma retocolite ulcerativa. Mesmo fazendo uso do tratamento indicado, o seu quadro diarreico continuou piorando progressivamente, apresentando agora 10 a 15 evacuações nas 24 horas, com fezes liquidas acompanhada frequentemente de muco e sangue, além de fraqueza e emagrecimento.

A. Qual sua suspeita diagnóstica? E qual o agente etiológico da doença?

Suspeita-se de amebíase intestinal invasiva, causada pelo agente etiológico Entamoeba histolytica.

B. Por que o paciente está apresentando esses sintomas?

Ingestão de alimentos ou água contaminados por fezes contendo cistos amebianos maduros. Ocorre mais raramente na transmissão sexual, devido a contato oral-anal. A falta de higiene domiciliar pode facilitar a disseminação de cistos nos componentes da família. Semanas, podendo variar dias, meses ou anos.

C. Que investigações deveriam ser feitas para confirmar seu diagnóstico? Se tratando de Exame parasitológico das fezes, qual forma evolutiva você esperaria encontrar?

O diagnóstico laboratorial da amebíase baseia-se exame parasitológico de fezes com pesquisa de cistos ou trofozoitos. Esperaria encontra a forma de cistos.

D. Quais são os cuidados de enfermagem para com esse tipo de pacientes?

Isolamento, que impeça a propagação direta ou indireta do agente infeccioso.

Precauções do tipo entérico.

Devem ser afastadas de atividades de manipulação dos alimentos.

Desinfecção, concorrente destino adequado das fezes.

Tratamento com medicação adequada, hidratação e correção do equilíbrio hidreletrolítico.

E. Quais as orientações que os enfermeiros devem dar aos seus pacientes com essa doença para não contraí-la novamente.

Lavar as mãos, após o uso do sanitário e lavar cuidadosamente os vegetais com água potável, e deixando-os imersos em hipoclorito de sódio a 2,5% (uma colher de sopa de hipoclorito em 1 litro de água filtrada), durante meia hora, para eliminar os cistos. Evitar práticas sexuais que favoreçam o contato fecal-oral. Investigar os contatos e a fonte de infecção, ou seja, realizar exame coproscópico dos membros do grupo familiar e de outros contatos. O diagnóstico de um caso em quartéis, creches, orfanatos e outras instituições indica a realização de inquérito coproscópico para tratamento dos portadores de cistos. Realizar a fiscalização dos prestadores de serviços na área de alimentos, atividade a cargo da vigilância sanitária.

2. Um farmacêutico recém-formado atende em sua farmácia um homem relatando ter feito exame de fezes e nesse apresentou: "cistos de Entamoeba coli e Endolimax nana". A receita médica prescrevia medicação para amebíase.

A. Está correta esta prescrição médica? Justifique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com