TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso: Wal-Mart

Monografias: Estudo De Caso: Wal-Mart. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  1.061 Visualizações

Página 1 de 5

Por que o 5S, que conceitualmente é simples, apresenta um índice tão elevado de fracasso?

Segundo Campos (1992), na essência, 5S gera uma mudança de conduta, hábitos, comportamento e tende a mobilizar toda a organização, do presidente aos operários, áreas administrativas, serviços e manutenção. Porém, necessita ser liderado pela alta administração servindo de modelo, de exemplo e com isso mobilizando toda a organização em um verdadeiro trabalho de equipe assimilado por todos. 5s é uma prática desenvolvida no Japão, onde os pais utilizam-se desta técnica para ensinar a seus filhos os princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. Depois de ocidentalizada, esta técnica ficou conhecida também, como Housekeeping (RIBEIRO 1994). É um conjunto de cinco conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes (SILVA 1994).

Programa 5S: Falconi (2004) afirma que o programa 5S é um sistema de organização do ambiente do trabalho, que envolve todas as pessoas da organização e é visto como uma nova maneira de conduzir a empresa com ganhos efetivos de produtividade. É um estilo participativo de gerenciamento. Segundo Nadia Vanti (1999): “o Programa 5S de Administração nasceu no Japão, no final da década de 60, quando pais ensinavam a seus filhos os princípios educacionais até a fase adulta.” No Brasil o programa foi lançado no início da década de 1990, conforme Bertaglia (2003).

O programa 5S pode ser aplicado em qualquer empresa, de qualquer ramo e para seu início um projeto de implantação deve ser desenvolvido. É necessária a montagem de grupos de promoção para divulgar o programa, realização de palestras de conscientização e envolvimento dos funcionários, capacitando-os para a realização dos sensos. Preferencialmente um responsável da diretoria deve participar deste grupo, a fim de demonstrar comprometimento da alta direção aos demais colaboradores.

1) SEIRI – Senso de utilização:

Basicamente o senso SEIRI é saber utilizar sem desperdiçar. Inicia-se pela classificação dos materiais necessários e desnecessários na empresa. Dentro desta, aplicam-se subdivisões como: Necessário e de uso frequente, necessário e de uso esporádico, necessário porém precisa de recuperação, desnecessário porém útil para outros, desnecessário porém útil para outros fins, desnecessário e inútil. Após a classificação, realiza-se a correta destinação dos materiais como a guarda, envio para reparo, remessa para outro departamento ou descarte.

2) SEITON – Senso de organização:

No senso SEITON a chave é saber utilizar sem desperdiçar e de forma organizada. Para a gama de materiais classificados como necessários no estágio anterior, deve-se propor a correta estocagem, de forma ordenada, sistematizada e padronizada, de modo a facilitar seu uso, manuseio, localização e guarda.

3) SEISO – Senso de limpeza:

O terceiro senso consiste em eliminar a sujeira ou objetos estranhos, através da identificação de sua origem. Resolver o problema-raíz, resultando na manutenção de um ambiente limpo. Dados e informações também devem ser mantidos sempre atualizados.

4) SEIKETSU – Senso de saúde:

Após a aplicação e consolidação dos três primeiros S, o senso de saúde será cumprido quando tiverem sido criadas condições favoráveis à saúde física e mental, garantindo um ambiente não agressivo e livre de agentes poluentes de qualquer forma, abrangendo até a forma visual.

5) SHITSUKE – Senso de autodisciplina:

Este senso finaliza o ciclo do 5S, exigindo para seu cumprimento, a autodisciplina. Aqui os colaboradores entram com uma grande influência e importância. Eles devem seguir as regras e procedimentos criados pelos sensos anteriores, a fim de manter o Programa em funcionamento.

6.10 Dificuldades para implantação e como superá-las

A direção da empresa, apesar de compreender claramente a vantagem de programas de administração participativa, fica na dependência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com