TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado I - Administração

Artigos Científicos: Estágio Supervisionado I - Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

8. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

8.1 A administração financeira nas empresas

O desenvolvimento da empresa depende da atuação da gestão financeira que segue conforme a definição de Santos (2001) “um conjunto de princípios, normas, práticas, ideias, valores e crenças estabelecidos para a gestão de uma entidade pelos seus donos”.

Segundo Lawrence J. Gitman (2004) a Administração Financeira ou Finanças é ampla e dinâmica, e afeta diretamente a vida de todas as pessoas e organizações. E os princípios básicos dela podem ser aplicados, de maneira geral, a empresas de diversos tipos. Ele define as financias como a arte e a ciência da gestão do dinheiro.

Ele também diz que as pessoas de todas as áreas dentro de uma empresa são impostas a interagir com o pessoal de finanças e os procedimentos da área financeira para que o pessoal da área de finanças possa fazer previsões úteis e tomar decisões. A função de administração financeira pode ser descrita, considerando-se seu papel dentro da organização, sua relação com a teoria econômica e com a contabilidade e as atividades básicas do administrador financeiro.

8.2 O administrador financeiro

Sobre o administrador financeiro Lawrence J. Gitman diz que:

“Os administradores financeiros devem gerir ativamente os assuntos financeiros de qualquer tipo de empresa – financeiras e não financeiras, privadas e públicas, grandes e pequenas, com ou sem fins lucrativos. Eles desempenham as mais diversas tarefas financeiras, tais como planejamento, concessão de crédito a clientes, avaliação de projetos de investimento e captação de fundos para financiar as operações da empresa.”

8.3 Contas a pagar e contas a receber

O acompanhamento das contas a pagar deve ser realizado através de relatórios gerenciais emitidos com antecedência para confirmação das informações do sistema Gitman (2004), o mesmo procedimento deve ser adotado para as contas a pagar. Na visão de Sanvicente (1997), contas a receber são “contas correntes, crédito parcelado e contratos de venda a prazo e de venda convencional”, sendo então, os créditos que a empresa tem com os clientes. A necessidade de saber o que se passa com os materiais gerou a necessidade do controle de estoque. Conforme Pascoal (2008), “gerenciamento de estoque nada mais é do que fazer um total planejamento de como controlar os materiais dentro da organização”, ou seja, não basta só ter um estoque, tem que ser controlado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com