TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 4 ATPS

Artigo: Etapa 4 ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 4 ATPS -

Aula-tema: Ligas Metálicas. Estrutura e Propriedades das Cerâmicas. Estruturas Poliméricas.

As ligas metálicas são misturas de metais formando um produto com características diferentes das características dos componentes originais.

1. Base para uma máquina fresadora: o aço inoxidável é o mais usado, por possuir características quase ideais de expansão térmica, rigidez e dureza aliado a sua habilidade de resistir ao processo de oxidação.

2. Paredes de uma caldeira de vapor: Aço de baixo teor de carbono, com requisitos de pureza, isto é, limitação de elementos estranhos. ABNT 1020 A36. O ferro fundido é muito usado em vasos de pressão de caldeiras domésticas. Embora estes aparelhos sejam normalmente conhecidos como caldeiras, o seu objetivo é a produção de água quente (não vapor) e operam a baixas pressões. Este material é muito quebradiço para ser utilizado em caldeiras de alta pressão.

3. Aeronave de alta velocidade: O Tungstênio no ponto de fusão elevado, é apropriado para aplicações aeroespaciais, em válvulas de propulsores de mísseis e aeronaves por ser resistente a altas temperaturas.

4. Broca de perfuração: Muitas brocas de perfuração incluem uma combinação de aço, carbureto de tungstênio, PDC e diamante em suas extremidades cortantes e perfurantes. Há uma grande variedade de combinações, projetadas para perfurar com mais eficiência diferentes tipos de rocha.

5. Recipiente criogênico: O recipiente interno destes tanques são fabricados em aço inoxidável, soldado por processo MIG que utiliza atmosfera de gás inerte, sendo todas as soldas radiografadas e testadas contra vazamentos. O recipiente externo é fabricado em aço carbono e também soldado pelo mesmo processo. O espaço existente entre os dois recipientes é preenchido por material de alta capacidade de isolamento térmico e mantido sob vácuo constante.

6. Como um pirotécnico: Em fogos de artifício é comum a existência de pó de alumínio, ferro, aço, zinco ou magnésio, para dar origem a faíscas bem brilhantes. Os fragmentos de metal chegam a uma temperatura alta o suficiente para ficarem incandescentes e brilhantes ou até queimarem. Vários outros elementos químicos podem ser adicionados para criar as cores.

7.Elementos para fornos de alta temperatura para serem usados em atmosferas

Oxidantes: A Platina, é o mais indicado, pois, não excede a temperatura de fusão (temperatura inferior a 1.700°C, e é de extrema resistência a oxidação. A Platina porém, só perde para o Tungstênio, em matéria de ponto de fusão elevado.

Tem como reciclar e reaproveitar o aço?

De 100% de materiais produzidos através do aço, 30% destes são reaproveitados, reciclados.

a reciclagem de aço colabora para o ambiente. Cada tonelada de aço reciclado representa uma economia de 1.140 quilos de minério de ferro, 154 quilos de carvão e 18 quilos de cal (Fonte:Reviverde).

Há, na verdade, dois processos diferentes de reciclagem de aço no Brasil. Um voltado apenas para o reaproveitamento das latas de aço e outra, para uso das siderúrgicas em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com