TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Nos Negocios

Ensaios: Etica Nos Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

ntrodução

A profissão contábil vem evoluindo com o passar dos anos, tornando cada vez mais importante para as empresas. Sendo assim os contabilistas necessitam estar se atualizando sempre e entender suas normas, o código de ética que rege a profissão. O contador deve aplicar os princípios éticos sendo sempre transparente, honesto e verdadeiro nas informações dos relatórios, mostrando sua responsabilidade com a profissão para a sociedade, pois, o código de ética do contabilista diz os deveres e direitos para que sejam cumpridos sendo punível caso não o cumpra dentro da lei.

O profissional contábil deve saber identificar com clareza os princípios éticos e morais nos quais o seu trabalho deve estar fundamentado. O comportamento ético-profissional do contador é muito importante para as empresas e para seu sucesso profissional.

Código de Ética Profissional do Contador

O código de ética inicou-se em 1950, seus estudos foram se aprofundando e foi efetuado em 1970 com a resolução 290/70 que orienta a classe. Foi alterada em 1996 com a resolução CFC n° 803/96 e passa a ser chamado Código de Ética Profissional do Contador que deve ser seguido pelo profissional da área.

Camargo (1999, p. 34) posiciona-se dizendo que “os códigos de ética, a do contabilista seja uma das que exija do profissional, a todo instante, um apelo ao comportamento ético”.

Esse código visa estabelecer normas, regras no qual o profissional da contabilidade deve se conduzir no seu trabalho, no exercício da profissão.

Capítulo IV - Dos deveres em relação aos colegas e à classe

Art. 9°- A conduta do Contabilista com relação aos colegas deve ser pautada nos princípios de consideração, respeito, apreço e solidariedade, em consonância com os postulados de harmonia da classe.

Parágrafo único. O espírito de solidariedade, mesmo na condição de empregado, não induz nem justifica a participação ou conivência com o erro ou com os atos infringentes de normas éticas ou legais que regem o exercício da profissão.

Esse artigo refere-se de que o contador deve sempre praticar os princípios como agir com zelo, dedicação, honestidade, ser íntegro, responsável e respeitar seus colegas de classe, visando o profissionalismo e a união da classe contábil. No que diz respeito a solidariedade, isso refere-se que o profissional dever ter o espírito solidário com os colegas, mas ser solidário como colega sem ser cúmplice de erros ou fraldes das normas éticas do código.

Art. 10º - O Contabilista deve, em relação aos colegas, observar as seguintes normas de conduta.

Esse artigo refere-se que o contador deve seguir algumas normas de conduta que regem o código no dia-a-dia. Demonstra como agir perante situações como exemplo se o profissional não participou na realização de trabalhos ou relatórios contábeis, mais se apropriar do mesmo dizendo que foi de sua autoria prejudicando os colegas ou a si mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com