TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eutanasia como uma forma de prevenir e aliviar o sofrimento

Artigo: Eutanasia como uma forma de prevenir e aliviar o sofrimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Artigo  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  484 Visualizações

A eutanásia vem sendo praticada desde a Grécia antiga, quando surgiram discussões a cerca dos valores sociais, culturais e religiosos. Platão, Sócrates e Epicuro defendiam a ideia de que: “O sofrimento resultante de uma doença dolorosa justificava o suicídio”. Porem, Aristóteles, Pitágoras e Hipócrates, ao contrario dos demais condenavam o suicídio.

No juramento de Hipócrates consta a seguinte frase: "Eu não darei qualquer droga fatal a uma pessoa, se me for solicitado, nem sugerirei o uso de qualquer uma deste tipo". Desta forma a escola hipocrática já se posicionava contra o que hoje tem a denominação de eutanásia e de suicídio assistido.

O ato de promover a morte antes do que seria de esperar, por motivo de compaixão e diante de um sofrimento penoso e insuportável, sempre foi motivo de reflexão por parte da sociedade. Agora, essa discussão torna-se ainda mais presente quando vêm à tona discussões sobre os direitos individuais como resultados de uma mobilização do pensamento da sociedade e quando a cidadania exige mais direitos. Além disso, surge a cada dia novos recursos capazes de promover a distanasia, ou seja, “Abordagem que promove qualidade de vida de pacientes e seus familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida, através de prevenção e alívio do sofrimento. Requer a identificação precoce, avaliação e tratamento impecável da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual” ( OMS, 1990 sobre cuidados Paliativos).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com