TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evasão Escolar

Artigos Científicos: Evasão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

. TEMA:

Evasão Escolar em duas Escolas Públicas no Bairro Montese em Belém-Pa.

2. PROBLEMÁTICA:

Porque os alunos do ensino médio evadem das escolas publicas?

3. HIPÓTESE:

1ª. Incentivar o trabalho conjunto e integrado da escola, onde o corpo pedagógico, docente, discente e familiar estaria em parceria. Isto iria favorecer o desenvolvimento do trabalho escolar, pois a união dessas vertentes ajuda a evitar e solucionar situações problemas dentro da escola. Quando a escola preocupa-se em conhecer a realidade dos seus alunos e se propõem a estar em parceria com a família deste para compreender as suas dificuldades no seu aprendizado escolar, ela tem a facilidade de se adequar a essa realidade para que os alunos permaneçam a estudar, ou seja, a relação da escola com a família dos seus alunos diminui a incidência de desistências dos estudos.

2ª. Uma proposta didática que seja apropriada para o alunado noturno. Em algumas escolas a forma com que o professor aplica as suas aulas é da mesma maneira que trabalha com os alunos do turno matutino, é anulado o fato da realidade do aluno que estuda no período da manhã pode ser diferente do aluno do turno da noite. O professor juntamente com a escola teria que desenvolver uma proposta político pedagógico (PPP) onde os alunos do turno da noite não fossem prejudicados. Isto por que estes alunos necessitam trabalhar durante o dia e acabam não tendo o tempo necessário para se dedicar aos estudos, alguns chegam atrasados na escola, não se concentram durante as aulas, e outros fatores que contribuem para a desistência dos estudos. Caberia ao professor e escola se adequar a realidade desses alunos.

3ª. A Conciliação da escola com o governo, acontece que a proposta que o governo implica para escola acaba delimitando e impedindo a identidade social da mesma, pois o governo propõe a escola medidas muitas das vezes inadequadas na maneira de trabalhar com os alunos do turno noturno. Cabe a esta encontrar um meio adequado para a aplicabilidade das práticas escolares, assim havendo um consenso com a proposta do governo à necessidade do aluno.

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »