TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios De Questionário

Ensaios: Exercicios De Questionário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

1. Podemos afirmar que a formação econômica brasileira ajuda a pensar o Brasil? Explique de acordo com a realidade do seu município.

Sim. Em meu município “Martinho Campos” uma cidade de cerca de 13 mil habitantes, pequena em vista das cidades mais próximas, mas com um crescimento relativamente grande.

Temos em nossa cidade uma Multinacional “Arcelor Mittal”, com um investimento bastante significativo para nossa cidade e a Empresa “Santos e Dias” que também trabalha com o plantio de eucalipto. Essas duas empresas empregam muitos de nossos habitantes.

2. Podemos afirmar que a desigualdade regional foi criada devido a quais fatores? É possível superá-la diante do processo de concentração e centralização do capital? Para responder a esta questão, procure conversar, se possível, com alguns secretários municipais.

No Brasil, existem vários tipos de desigualdades sociais, no entanto, as desigualdades não se limitam apenas a fatores como cor, posição social e raça, ainda convivemos com as desigualdades regionais, que se referem às desigualdades entre as regiões, entre estados e entre cidades.

A desigualdade regional pode ser perigosa, uma vez que a pobreza pode se tornar crônica, eventualmente se tornando foco de tensões políticas e até polo de migração populacional constante para outras regiões. Portanto, nos parece importante ter a redução das desigualdades regionais como objetivo importante do Governo.

Morei durante 30 anos em Belo Horizonte e há 8 anos moro em Martinho Campos, foi uma mudança radical se falando em crescimento e desenvolvimento, e vejo que existe sim uma desigualdade social bem visível, sendo uma cidade pequena, com cerca de 13 mil habitantes, mas como trabalho na secretaria de saúde, tenho observado que o número de residências próprias vem aumentando, as pessoas tem acesso a internet, carro, moto, celular. Mesmo a pessoa mais “pobre” tem televisão, parabólica, celular com internet, ou seja um certo conforto, não temos nenhum mendigo em nossa cidade, e segundo a Assistente Social nenhuma família está totalmente sem renda.

3. Podemos afirmar que a questão política interfere no processo econômico brasileiro? Então, por que tantos desempregados?

Principais causas do desemprego

- Baixa qualificação do trabalhador: muitas vezes há emprego para a vaga que o trabalhador está procurando, porém o mesmo não possui formação adequada para exercer aquela função;

- Substituição de mão de obra por máquinas: nas últimas décadas, muitas vagas de empregos foram fechadas, pois muitas indústrias passaram a usar máquinas na linha de produção. No setor bancário, por exemplo, o uso de caixas eletrônicos e desenvolvimento do sistema bankline também gerou o fechamento de milhares de vagas;

- Crise econômica: quando um país passa por uma crise econômica, o consumo de bens e serviços tende a diminuir. Muitas empresas demitem funcionários como forma de diminuir custos para enfrentar a crise.

- Custo elevado (impostos e outros encargos) para as empresas contratarem com carteira assinada: este caso é típico do Brasil, pois os custos de contratação de empregados são muito elevados. Muitas empresas optam por aumentar as horas extras de seus funcionários a contratar mais mão de obra ;

- Fatores Climáticos: chuvas em excesso, secas prolongadas, geadas e outros fatores climáticos podem gerar grandes perdas financeiras no campo. Muitos empresários do setor agrícola costumam demitir trabalhadores rurais para enfrentarem situações deste tipo.

Segundo o IBGE, no mês de fevereiro de 2014, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 5,0%. Foi o menor índice para o mês de março desde 2002.

4. Industrialização é sinônimo de desenvolvimento?

Acredito que não. O desenvolvimento de uma cidade deve ser um conjunto, como educação, saúde, segurança, não apenas indústria.

QUESTÃO 2: Faça uma pesquisa na internet, em artigos científicos e textos acadêmicos (dica: essa pesquisa pode ser feita no Google Scholar) e explique os motivos que levaram Celso Furtado a identificar, no processo de industrialização brasileiro pós-1929, o que ele chamou de "deslocamento do centro dinâmico".

De que modo a indústria aparece na análise feita por Furtado? Sem pretender reconstituir os eventos históricos, o autor não faz referencias às origens da industria no Brasil. A indústria passa a interessá-lo quando se processa o "deslocamento do centro dinâmico" da economia brasileira nos anos 30: a atividade voltada para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com